2ª via da carteira de trabalho: Quanto tempo demora para emitir?

2ª via da carteira de trabalho

O Carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes do cidadão, pois documenta toda a história profissional do trabalhador e permite que ele desfrute, e assegura ele em um novo trabalho hoje e no futuro.

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Portanto, a perda deste documento deve causar muitas dores de cabeça e é importante lembrar que todos estão expostos a essa situação. É por isso que preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas e, mostramos como você pode solicitar uma 2ª via da carteira de trabalho se caso for necessário.

Como solicitar a 2ª via da carteira de trabalho:

Para solicitar uma 2ª via da carteira de trabalho, você pode marcar um atendimento no site do MTE (Ministério do Trabalho). No entanto, esta opção pode não estar disponível para determinadas comunidades. Nesse caso, vá até uma unidade mais próxima de você, ou ligue para a central de atendimento do Ministério do Trabalho.

Agendamento para Emitir a 2ª via da carteira de trabalho através do site:

  1. Acesso ao site do Ministério do Trabalho;
  2. Digite as informações solicitadas.
  3. Em “Tipo de suporte”, selecione a opção “Emitir 2ª via da carteira de trabalho “.
  4. Digite o código de segurança e clique em “Avançar”.
  5. Em seguida, a lista de unidades disponíveis em sua cidade é exibida.
  6. Selecione a data e hora do serviço no ícone do calendário em “Ações”.
  7. Por fim, insira alguns dados pessoais e clique em “Agendar”.

Mantenha-se atualizado: se não houver vaga para o dia desejado, o site fornecerá as datas das próximas vagas.

Documentos necessários:

  • Comprovante de residência com CEP (Código de Endereçamento Postal):
  • Exemplo: conta de água, luz, telefone, etc;
  • ID (identidade) original: RG (Carteira de Identidade) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • para requerentes individuais; Certidão de nascimento
  • para requerentes casados: Certidão de casamento,
  • Caso necessário certidão de divórcio ou certidão de óbito para viúvos;
  • Documento mostrando o número do cartão de trabalho anterior: Por exemplo PIS (Programa de Integração Socia) ou FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
  • Carteira de trabalho: em qual estado ou quando as folhas de dados estão vazias;
  • Relatório original: se o cartão de trabalho for perdido, roubado ou perdido.

Para resgatar seus registros antigos, basta ter em mãos:

  • Recibo do recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Homologação (documento formal fornecido após a rescisão de contrato);
  • Comprovante de seguro-desemprego recebido;
  • Contracheque;
  • Recibo de férias.
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