CVV, pagar o mínimo, desbloqueio… Você saberia responder a algumas das perguntas mais populares da internet sobre cartão de crédito?
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Como funciona um cartão de crédito? Se você sabe explicar sem titubear, talvez seja capaz de responder a outras perguntas populares da internet sobre esse meio de pagamentos.
Abaixo, confira 4 das maiores dúvidas sobre cartões que usuários brasileiros fizeram no Google ao longo do ano – e as respostas completas para cada uma delas.
- O que é o CVV do cartão?
O CVV é o código de verificação. Todo cartão de crédito possui um CVV – geralmente são 3 ou 4 números impressos na parte de trás do cartão. Esse código serve para substituir a senha usada em estabelecimentos físicos quando o cliente faz compras online. Ou seja: na hora de fazer uma compra virtual, o estabelecimento pede, entre os dados, o número do CVV para confirmar que a pessoa realmente tem o cartão em mãos.
Veja aqui: Tudo sobre CVV.
- Como pagar boleto com cartão de crédito?
Dependendo do seu cartão, é possível pagar boletos, como contas de água, luz, telefone e outros serviços utilizando o limite disponível. Mas atenção: existem taxas cobradas por esse serviço.
Primeiro de tudo, é necessário verificar se o seu cartão tem essa funcionalidade (o cartão Nubank, por exemplo, não possui essa função de pagamento de boleto).
Se sim, o próximo passo é checar se essa opção é paga e, se for, qual o valor cobrado (ele varia de acordo com a instituição).
Geralmente, o jeito mais simples de pagar boletos com cartão é via app ou internet banking da sua instituição.
Acesse sua conta, selecione a opção Pagamento, escolha Cartão de Crédito e use a senha para confirmar.
Veja aqui tudo sobre como pagar boletos com cartão.
- Como desbloquear cartão de crédito?
Os cartões de crédito novos, enviados pelas instituições para a residência dos clientes, costumam vir bloqueados por medidas de seguranças. Nesses casos, basta seguir as instruções do cartão para conseguir começar a usá-lo.
Outra situação que envolve bloqueio é quando existe uso suspeito, ou suspeita de fraude – uma compra muito fora do padrão do cliente ou muitas tentativas erradas de usar a senha. Nesses casos, para desbloquear o cartão, o cliente precisa entrar em contato com sua instituição financeira – algumas oferecem esse atendimento ou opções de desbloqueio online, via app.
Veja aqui tudo sobre o bloqueio preventivo do cartão Nubank
- Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito
O pagamento mínimo é a porcentagem mínima da fatura que o cliente precisa pagar para não ficar em atraso.
É sempre ideal pagar toda a fatura, para não ter juros ou multas cobrados; no entanto, quando isso não é possível, o melhor a fazer é pagar o mínimo – dessa forma, a pessoa não fica em atraso com a instituição e tem a chance de refinanciar a dívida restante.
Geralmente, esse processo pode ser feito no próprio aplicativo ou internet banking das instituições.