4 das maiores dúvidas sobre cartão de crédito em 2020

Cartão vendas

CVV, pagar o mínimo, desbloqueio… Você saberia responder a algumas das perguntas mais populares da internet sobre cartão de crédito?

Saiba mais

Como funciona um cartão de crédito? Se você sabe explicar sem titubear, talvez seja capaz de responder a outras perguntas populares da internet sobre esse meio de pagamentos.

Abaixo, confira 4 das maiores dúvidas sobre cartões que usuários brasileiros fizeram no Google ao longo do ano – e as respostas completas para cada uma delas.

  1. O que é o CVV do cartão?
    O CVV é o código de verificação. Todo cartão de crédito possui um CVV – geralmente são 3 ou 4 números impressos na parte de trás do cartão. Esse código serve para substituir a senha usada em estabelecimentos físicos quando o cliente faz compras online. Ou seja: na hora de fazer uma compra virtual, o estabelecimento pede, entre os dados, o número do CVV para confirmar que a pessoa realmente tem o cartão em mãos.

Veja aqui: Tudo sobre CVV.

  1. Como pagar boleto com cartão de crédito?
    Dependendo do seu cartão, é possível pagar boletos, como contas de água, luz, telefone e outros serviços utilizando o limite disponível. Mas atenção: existem taxas cobradas por esse serviço.

Primeiro de tudo, é necessário verificar se o seu cartão tem essa funcionalidade (o cartão Nubank, por exemplo, não possui essa função de pagamento de boleto).

Se sim, o próximo passo é checar se essa opção é paga e, se for, qual o valor cobrado (ele varia de acordo com a instituição).

Geralmente, o jeito mais simples de pagar boletos com cartão é via app ou internet banking da sua instituição.

Acesse sua conta, selecione a opção Pagamento, escolha Cartão de Crédito e use a senha para confirmar.

Veja aqui tudo sobre como pagar boletos com cartão.

  1. Como desbloquear cartão de crédito?
    Os cartões de crédito novos, enviados pelas instituições para a residência dos clientes, costumam vir bloqueados por medidas de seguranças. Nesses casos, basta seguir as instruções do cartão para conseguir começar a usá-lo.

Outra situação que envolve bloqueio é quando existe uso suspeito, ou suspeita de fraude – uma compra muito fora do padrão do cliente ou muitas tentativas erradas de usar a senha. Nesses casos, para desbloquear o cartão, o cliente precisa entrar em contato com sua instituição financeira – algumas oferecem esse atendimento ou opções de desbloqueio online, via app.

Veja aqui tudo sobre o bloqueio preventivo do cartão Nubank

  1. Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito
    O pagamento mínimo é a porcentagem mínima da fatura que o cliente precisa pagar para não ficar em atraso.

É sempre ideal pagar toda a fatura, para não ter juros ou multas cobrados; no entanto, quando isso não é possível, o melhor a fazer é pagar o mínimo – dessa forma, a pessoa não fica em atraso com a instituição e tem a chance de refinanciar a dívida restante.

Geralmente, esse processo pode ser feito no próprio aplicativo ou internet banking das instituições.