5 coisas que impedem a sua liberdade financeira

liberdade financeira

Conhecer quais são as principais coisas que impedem a sua liberdade financeira é fundamental para que você consiga fazer investimentos, poupar dinheiro e melhorar a sua qualidade de vida.
A partir disso, você saberá exatamente o que precisa evitar. Para ajudá-lo com isso, elaboramos este post com as 5 principais coisas que costumam impedir a sua liberdade financeira e a chance de atingir os seus objetivos. Continue lendo para saber quais são elas:


Falta de crédito

1 – Comprometer o seu salário antes de receber
Entre os hábitos que impedem a sua liberdade financeira é comprometer o seu salário antes de recebê-lo. Infelizmente, esse tipo de prática é muito comum entre os brasileiros.
O problema é que ao contar com o próximo salário, você acaba atrasando as contas que deveriam já ter sido pagas. O resultado disso não poderia ser outro senão o acúmulo de contas e a impossibilidade de investir, planejar o futuro e até de poupar dinheiro com facilidade.

Publicidade

2 – Conseguir dinheiro rápido
No mercado é possível encontrar propagandas de financeiras com promessas de dinheiro fácil e rápido. No entanto, apesar dessas propostas serem atrativas elas representam um grande perigo para quem os contrata.
Isso porque, as taxas de juros cobradas são bastante elevadas e não compensam. Em curto prazo, as chances do cliente se endividar aumentam drasticamente. Por isso, é recomendado analisar com cuidado essas ofertas de financeiras, assim como não fechar contratação com empresas sem credibilidade.

3 – Gasto excessivo
O gasto excessivo é uma das práticas que impedem a sua liberdade financeira. Isso não poderia ser diferente, pois nessa situação o consumidor começa a comprar itens desnecessários, com valores que ultrapassam o valor total da sua renda extra.
Para evitar que isso aconteça, é preciso consumir de maneira consciente. Isso significa comprar apenas aqueles itens que realmente são necessários e que não extrapolam a receita mensal. Dessa maneira é possível manter as contas em dias e ter liberdade financeira.


4 – Falta de planejamento
A falta de planejamento financeiro é outro grande problema que impede você de alcançar a liberdade financeira. Por isso, o ideal é estipular objetivos em curto, médio e longo prazo e começar a traçar estratégias econômicas para alcançá-los.
Para tanto, utilize planilhas e registre todos os seus gastos nelas. Essa é a melhor forma de você controlar o seu orçamento e conseguir ter a chance de alcançar os seus objetivos. Você irá perceber uma melhora na sua vida financeira em pouco tempo.

5 – Não controlar os seus gastos
Outra das atividades que impedem a sua liberdade financeira é a falta de controle financeiro. Isso porque, nesse cenário você poderá estar gastando mais do que deveria, com itens supérfluos como um cafezinho, e no final do mês não entende por que não sobra dinheiro.
Por outro lado, quem controla o dinheiro sabe bem onde o seu dinheiro está sendo aplicado e quais gastos poderão ser eliminados do orçamento mensal. Além disso, também consegue elaborar planejamentos para conquistar realizar os seus sonhos de consumo.

Lembrando que o prazo para sacar o abono salarial vai até dia 30/06



Convite Pag Bank

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.