Anatel: Como fazer uma reclamação de uma operadora?

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No setor de telecomunicações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma das empresas mais conhecidas da população Brasileira. A empresa, responsável pelo monitoramento e regulação dos serviços de telecomunicações, consegue manter um bom relacionamento entre o público e a empresa por meio de seus contatos.

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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou suas atividades no ano de 1997 regulada pela Lei 9.472, conhecida como Lei Geral de Telecomunicações. Vinculada ao Governo Federal, a empresa foi desenvolvida com o objetivo de implantar um novo formato de telecomunicações no Brasil.

Embora estar ligada ao Ministério das Comunicações, a Anatel tem independência administrativa e autonomia financeira, não havendo subordinação hierárquica. Os componentes do Conselho Diretor são escolhidos pelo presidente da república, depois de aprovados pelo Senado Federal.

Em meio a as capacidades da Anatel estão a prática da política nacional de telecomunicações, a regulação e a fiscalização do setor móvel e telefonia fixa, bem como a intermediação de conflitos entre os consumidores e operadoras. Além disso faz parte do desempenho do órgão a garantia de acesso da população aos serviços de telecom.

Para melhorar ainda mais essa comunicação entre a empresa e o cliente, a Anatel criou uma central de atendimento completa, onde os clientes podem esclarecer suas dúvidas, veja abaixo.

Canais de comunicação da Anatel:

Você já sabe o que são os telefones da Anatel? Caso contrário, veja os mais importantes abaixo:

Central de atendimento:

O seguinte telefone está disponível para o consumidor na central de atendimento: (61) 3202 3890 (diretamente da sede da agência em Brasília).

0800 ANATEL:

Os usuários podem usá-los 0800 33 2001. Assim que ligar para esse número, eles serão encaminhados para um funcionário da empresa.

Atendimento ao cliente via site:

Essa alternativa é para você, que precisa fazer sugestões, reclamações e solicitações de informações. Basta acessar o site atendimento ao cliente pela Internet.

Fax:

Você acha mais conveniente enviar um fax para a Anatel? Basta ligar para nós (61) 2312 2264.

Anatel PABX:

Finalmente, o cliente também pode ligar (61) 23122000. No entanto, este telefone não recebe reclamações.

Aplicativo do consumidor Anatel:

Outra opção de contato exclusiva para os consumidores da empresa é o aplicativo Anatel Consumidor, disponível na Play Store. Permite responder perguntas sobre direitos do consumidor e acompanhar reclamações, solicitações de informações e sugestões.

Atendimento Presencial:

Em cada capital brasileira funciona uma Sala do Cidadão, espaço que tem como objetivo tornar mais interativo o relacionamento da Anatel com a sociedade, oferecendo facilidades para que o cidadão obtenha informações e documentos, registre reclamações, dê entrada em documentos e/ou acompanhe o andamento de processos protocolados na Agência.