Banco Central mantém lista de juros de bancos para consulta

Banco Central

Muitos podem não conhecer, mas o site do Banco Central mantém uma lista atualizada dos juros cobrados pelos bancos em diferentes serviços, principalmente na questão de empréstimo. Em período de pandemia, algumas pessoas buscam soluções rápidas de dinheiro, mas precisam estar atentas aos juros cobrados.

Saiba mais

Nubank reduz juros da fatura parcelada do cartão e abre vagas de emprego em meio a crise

Projetos limitam cobrança de juros de cartão de crédito e cheque especial

Banco Inter firma nova contrato de exclusividade com a MasterCard

Cartão de crédito Saraiva: Como solicitar, benefícios, limite e taxas

Nova regra do cartão de crédito: especialista tira dúvidas sobre taxas de câmbio

Banco Itaú está com mais de 400 vagas abertas de modo online

Como acessar a lista do Banco Central?

Para que os interessados possam acessar a lista, primeiro é necessário acessar o site do Banco Central (www.bcb.gov.br);

  • Na página principal, o cliente deve buscar por “Serviços”. Nela, clique em “mais serviços” na parte inferior desta área;
  • Em seguida, é necessário clicar no ícone com a descrição “Juros praticados pelas instituições”;
  • Nesta área, você pode consultar a modalidade de crédito que está interessado, ali, você poderá discriminar pelo período de contratação oferecido. A tabela apresenta tanta a taxa mensal quanto a anual.

De acordo com o Banco Central, os resultados são médias e “em uma mesma modalidade, as taxas de juros diferem entre clientes de uma mesma instituição financeira e variam de acordo com diversos fatores de risco envolvidos nas operações”.

O BC alerta que os juros podem variar de acordo com cada contratante e de alguns pontos como “o valor e a qualidade das garantias apresentadas na contratação do crédito, o valor do pagamento dado como entrada da operação, o histórico e a situação cadastral de cada cliente, o prazo da operação, entre outros”.

Alguns bancos podem não aparecer na lista por “não terem realizado operações de crédito nas respectivas modalidades nos períodos referidos ou por não terem prestado as informações requeridas pelo Banco Central do Brasil no prazo previsto pela legislação em vigor”, segundo o BC.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.