Banco Central solicita produção de cédulas para atender demanda em meio ao coronavírus

Pix Banco Central

Com a alta demanda de transação de dinheiro causada pelo pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a 60 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade por conta do coronavírus, o Banco Central solicitou a Casa da Moeda que produza mais dinheiro físico durante o mês de maio.

Saiba mais

Rodrigo Maia sugere redução de salário de servidores para combater crise econômica

Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial da Caixa

Nubank anuncia sistema de pagamento instantâneo no app

Iniciativa para retomada econômica deve criar um milhão de empregos em obras públicas

Nubank deve liberar pagamento via NFC pelo seu aplicativo

Auxílio emergencial: dicas de como utilizar da melhor forma

As informações iniciais foram divulgadas pela agência Reuters, que informou que recebeu um ofício para que a produção seja colocada como “urgente” para atender a população que está sacando os R$ 600 em espécie na Caixa Econômica Federal.

O contribuinte deve fazer o saque do valor em casa de não indicar uma conta bancária para receber o benefício. A correria causou tumulto nas agências da Caixa em todo o país, trazendo risco de contágio da Covid-19 em meio a pandemia.

Mesmo com a solicitação do Banco Central, a economia brasileira pode encolher em dois dígitos este ano impulsionada, principalmente, pelo relaxamento do governo federal em não tomar medidas drásticas o suficiente para estimular a economia.

O Brasil ainda depende muito do dinheiro físico, pois cerca de um terço da população brasileira é desbancarizada, porcentual maior que China e Índia. Formas de pagamento como cartão de crédito ou mesmo o contactless se tornam comum em alguns lugares, mas ainda caminha lentamente no Brasil.

Uma das fontes entrevistadas pela Reuters disse que a escassez de cédulas de dinheiro levou ao atraso da segunda parcela do auxílio. Outra fonte disse que a segunda parcela não havia sido liberada porque a primeira parcela ainda estava sendo paga, o que causaria tumulto nas agências.

Segundo a Caixa, cerca de 30 milhões de contas digitais serão abertas por pessoas não bancarizadas como consequência do pagamento de emergência, um dinheiro que pode ajudar na economia depois da pandemia.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.