Banco Inter e Pan lideram ranking de reclamações do Banco Central

Ranking Bacen

O Banco Central divulgou nessa quarta-feira (15) o ranking Bacen que calcula o número de reclamações de todos os bancos e instituições financeiras do Brasil. Neste primeiro levantamento, que reuniu informações do primeiro trimestre de 2020, o Banco Inter lidera o ranking, seguido pelo Banco Pan e BMG.

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Líder em reclamações

O Banco Inter lidera o ranking Bacen com 163,51 milhões de reclamações no primeiro trimestre. Em seguida aparece o Banco Pan, com 163,38 milhões, e em terceiro lugar o Banco BMG, com 82,07 milhões de reclamações.

Confira o Top 10 do ranking Bacen *:

1º Banco Inter – 163,51

2º Banco Pan – 163,38

3º Banco BMG – 82,07

4º Santander – 26,32

5º Caixa Econômica Federal – 21,97

6º Banrisul – 21,80

7º Itaú – 21,66

8º Bradesco – 20,54

9º Banco do Brasil – 19,07

* O índice é o número de reclamações procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão.

Entre os bancos e instituições financeiras com menos de quatro milhões de clientes, quem lidera o ranking é a Facta Financeira, com 1.416,17 milhões, seguido por Barigui, com 996,26 milhões, e em terceiro lugar o Banco Continental, com 532,98 milhões.

Descumprimento

No ranking também é possível observar quais instituições não cumpriram ou não solucionaram as reclamações dos clientes. Neste caso, a Caixa lidera o ranking com 2.116 reclamações não solucionadas, seguido por Bradesco, com 2.045, em seguida Itaú, com 1.785, e depois o Santander, com 1.283.

Tipos de reclamações no ranking

Dentre os motivos para as reclamações, a principal reivindicação é irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

Em seguida, são reclamações por irregularidades em operações de crédito, serviços de internet banking, oferta de serviços de forma inadequada e restrições a operações ou portabilidade de crédito consignado.

O ranking completo pode ser conferido em https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/rankingreclamacoes

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