Banco Modal e Grupo Apex fecham parceria de Administração

Banco Modal

O Grupo Apex, provedor global de serviços financeiros, e o Banco Modal S.A., instituição financeira brasileira, anunciam nessa terça-feira (27), em conjunto, que a Apex irá adquirir o segmento de Administração Fiduciária do Banco Modal no Brasil – a Modal Administração Fiduciária (MAF).

Saiba mais

Este é o segundo anúncio de aquisição do Grupo este mês – após o da FundRock. O anúncio segue a estratégia de longa data da companhia de prestação de serviços locais em escala global e representa um acréscimo de 75 funcionários à Apex, elevando o total do número de profissionais do grupo nas Américas para mais de 400 pessoas. A medida amplia ainda a presença da companhia na América Latina, por meio de escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, além do já criado no Uruguai, em 2013.

A operação somará cerca de R$ 70 bilhões em ativos sob administração e custódia, entre clientes que representam fundos institucionais (FIPs, FIDCs e FIIs), tanto para gestores de ativos internacionais como brasileiros. A MAF é uma das líderes brasileiras em administração fiduciária e, ao ingressar no Grupo Apex, seus clientes se beneficiarão de sua expertise de líder de mercado em administração de fundos e suas soluções de fonte única, por meio de novos produtos e mercados, atendidos por mais de 4 mil pessoas, distribuídas em 45 escritórios em todo o mundo.

Esta aquisição leva o Grupo Apex ao marco de US$ 1 trilhão em ativos atendidos – sob administração, custódia, depósito e sob gestão -, reforçando sua força como um provedor líder de serviços financeiros no espaço de gestão de ativos.

Como parte da transação, o Banco Modal e a Apex planejam firmar um acordo de parceria estratégica para colaborar ainda mais na prestação de serviços depositários e bancários aos clientes brasileiros, sejam sediados internamente, na Europa ou ao redor do mundo, reforçando a declaração de intenção do Grupo Apex de crescimento contínuo no mercado da América Latina.

Peter Hughes, fundador e CEO do Grupo Apex, comenta: “Há uma oportunidade significativa no mercado da América Latina e estávamos procurando o negócio certo no Brasil para complementar nosso modelo global de serviços. A MAF está bem estabelecida no mercado de administração de fundos brasileiro e é uma forte adição ao nosso negócio, já que nos ajuda a ampliar o alcance do nosso modelo de fonte única nas Américas e, também, oferecendo aos nossos clientes existentes acesso direto ao mercado brasileiro.”

Eduardo Centola, co-CEO do Banco Modal, acrescenta: “Estamos entusiasmados com o futuro da nossa divisão de Administração Fiduciária, pois ela passará a fazer parte do Grupo Apex, que se tornou um dos maiores provedores internacionais do setor de serviços financeiros. Nossos clientes agora terão a oportunidade de acessar a rede internacional do Grupo e uma ampla gama de produtos, e estamos particularmente entusiasmados com o valor que o pioneiro serviço de Classificações e Assessoria ESG da Apex trará.”

Os termos financeiros da transação não foram divulgados. A conclusão da transação está sujeita à execução pelas partes de um acordo definitivo contendo termos e condições habituais e aprovações regulatórias, incluindo aprovação do Banco Central do Brasil.