BB renegocia mais de R$ 7 milhões em dívidas, por meio de assistente virtual

Abono Salarial BB

Os clientes do Banco do Brasil já podem renegociar suas dívidas, de forma totalmente digital, por meio de um assistente virtual na API do WhatsApp Business. A API do WhatsApp Business permite a comunicação de empresas de médio e grande porte com os seus clientes através do WhatsApp.

Saiba mais

Principais tendências no varejo nos próximos anos

Digio e Cielo lançam facilidade para usuários do cartão

Cielo fecha acordo para realizar pagamentos pelo WhatsApp

Fitch coloca perspectiva do Brasil como negativa em meio à crise

5 dicas para sair do endividamento

A solução, inédita no mercado financeiro nacional, faz uso de inteligência artificial e contabiliza mais de R$ 7 milhões renegociados, desde o início do mês de agosto, quando entrou em funcionamento pleno. Sem necessidade de acionar atendente, cerca de 800 acordos de clientes Pessoas Físicas foram firmados exclusivamente com o assistente virtual.

“A ferramenta está disponível para os clientes que possuem operações com pagamento atrasado e que entram em contato com o BB pelo WhatsApp. Usando inteligência artificial e um fluxo simples e intuitivo, a solução possibilita a renegociação de operações de até R$ 1 milhão. Se o cliente for público-alvo, serão ofertadas três opções para solução de sua dívida”, explica Ronaldo Ferreira, diretor de reestruturação de ativos operacionais.

Além da simplicidade da ferramenta, o volume operacionalizado em poucos dias também decorre do uso mais intensivo de soluções móveis de atendimento bancário, nesse período de pandemia e restrições de mobilidade. “Entre abril e agosto, por exemplo, destacamos o atendimento via WhatsApp que apresentou aumentos expressivos, com quase 5 milhões de pessoas atendidas pelo canal. Agora, o BB é o primeiro banco do país a oferecer mais essa possibilidade, do assistente virtual para renegociação, e com ele, temos expectativa de renegociar mais de R$ 100 milhões, até o fim do ano”, completa Paula Sayão, diretora de negócios digitais.

Para utilizar a funcionalidade, basta que o cliente acesse o WhatsApp do BB, pelo número (61) 4004-0001, converse com o assistente virtual sobre renegociação de dívidas, ou envie a palavra #renegocie. Em seguida, o assistente virtual identifica quais ofertas de renegociação estão disponíveis para esse cliente e, ao escolher uma delas, o cliente já fecha o negócio e recebe o boleto no próprio WhatsApp. Durante o processo, há a opção de pedir para conversar com um atendente.

Para fazer uso da solução, o dispositivo móvel do cliente deve estar liberado para transações pelo WhatsApp.

A ferramenta permite ainda cancelar acordo realizado, emitir segunda via de boleto de renegociação e liquidar acordos de forma antecipada.