Segmento de franquias em saúde e beleza cresce mais de 35% desde 2015

(Foto: Divulgação)

As franquias de saúde, beleza e bem-estar continuam a todo vapor no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Com 80 franquias pelo país, Pharmapele é reflexo disso: aumentou em 26% o faturamento no primeiro trimestre desde ano e pretende abrir mais 20 lojas até final de 2020

Mesmo que a economia, no geral, ainda não encha os brasileiros de orgulho, algumas áreas têm remado contra a maré e oferecido crescimento ano a ano. É o caso do mercado de franquias, que no primeiro trimestre de 2019 registrou crescimento de 9,2% com relação a 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). E se falarmos apenas no segmento de franquias em Saúde, Beleza e Bem-Estar, há uma verdadeira blindagem anticrise, já que o faturamento cresceu mais de 35% somente entre 2015 e 2017, segundo a ABF.

Onde foi parar a nota fiscal?

Mais especificamente no setor farmacêutico, o faturamento no ano passado foi de R$ 120 bilhões no Brasil, de acordo com o instituto de pesquisa IQVIA. Nesse contexto, a Pharmapele, rede de franquias em farmácias de manipulação, vem escrevendo sua história de sucesso com números impressionantes: crescimento de 20% em 2018, ano em que o faturamento da empresa foi de R$ 118 milhões; mais de 8 lojas inauguradas esse ano; e previsão de crescimento de mais 30% até dezembro. Atualmente, a marca já conta com 80 lojas nas cinco regiões do país, emprega mais de 1200 pessoas, e espera abrir mais 20 até o final do ano que vem. “A maior expectativa de vida impacta diretamente no crescimento desse setor que, embora não tenha sido atingido pela crise como os demais, é extremamente competitivo. Mas nós continuamos em franca expansão e somente no primeiro trimestre deste ano o faturamento da rede cresceu mais de 26%, com relação ao mesmo período de 2018”, afirma Mariana Saldanha, diretora de marketing da marca, consolidada no mercado há 32 anos especialista em medicamento individualizado. “Um diferencial muito importante para os franqueados é a linha dermocosméticos e nutracêuticos, um mix de 100 produtos industrializados que complementam o negócio de fórmulas manipuladas e tem alta taxa de lucratividade”, afirma.

Uma série de benefícios são oferecidos aos franqueados da Pharmapele, dentre eles três impactam diretamente no aumento da lucratividade das lojas: negociação de matéria-prima pela rede (por isso os preços acabam sendo menores); compra coletiva; taxa de cartão de crédito reduzida para todas as franquias. “Além disso, oferecemos toda a transferência de conhecimento, com fornecimento de banco de dados completo, compra coletiva com negociação para a rede, implantação de pesagem computadorizada e do programa Farmaseu (voltado para a prescrição farmacêutica), suporte para seleção dos colaboradores, treinamento inicial e educação continuada à distância, pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e criação e apoio na organização de eventos”, diz Mariana. Isso garante o retorno do investimento mais rápido do que em negócios independentes. “Com um payback que gira em torno de 24 e 26 meses, a Pharmapele é a marca mais lembrada quando se fala em farmácia de manipulação”, diz a diretora de marketing. A Pharmapele é a única farmácia de manipulação com 14 selos de excelência em franchising da ABF, já foi nomeada uma das cinco melhores franquias do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getúlio Vargas, sendo a franquia número 1 do Norte/Nordeste.

Receitas para o sucesso

O crescimento da rede também é justificado pela sua solidez: segundo informações da ABF, o índice de mortalidade para negócios próprios nos três primeiros anos de funcionamento é de 50% e somente 5% no caso de franquias. No caso da Pharmapele, esse percentual de insucesso é bem menor. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens do método de franquia: a transferência de experiência – uma vez que o modelo de negócio e de gestão já foi testado pelo franqueador.

Um dos diferenciais da rede é a adoção de um sistema que dá suporte de gestão financeira e administrativa. “Por se tratar de uma rede, realizamos as compras de matéria-prima de forma coletiva, negociando melhores preços, o que nos faz sair na frente e garantir maior competitividade no mercado”, explica.

Quanto a dicas de sucesso para o negócio, Mariana dá a receita: “Para se juntar a nós, basta acreditar em nossa filosofia, ter dedicação e consciência de estar num negócio altamente competitivo, rentável e consolidado no mercado. Na Pharmapele trabalhamos com amor e dedicamos esse sentimento a cada fórmula entregue aos nossos clientes”.

História e investimentos

A Pharmapele foi fundada há 32 anos, em Pernambuco – e há 20 anos adotou um premiado sistema de franquias. Além da nomeação pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getúlio Vargas como o a franquia número 1 do Norte/Nordeste, a empresa é a única farmácia de manipulação do país a conseguir o selo da ABF por 14 anos consecutivos. “Para a empresa se profissionalizar como franqueadora, ela criou o Centro Integrado de Gestão (CIG), empresa do grupo que administra e gerencia as lojas com a marca Pharmapele.”

Com aporte inicial de R$ 300 a 500 mil para ser um franqueado, o tempo de retorno do investimento é de 24 meses – e o faturamento médio de R$ 130 mil. Hoje, existem 80 unidades em funcionamento. Para que o sucesso financeiro ocorra no menor espaço de tempo possível, a Pharmapele investe em ações, agregando valor ao negócio dos franqueados. “Há o desenvolvimento de campanhas voltadas à saúde e bem-estar da população e apoio à comunidade. As lojas têm visual moderno e elegante, nas quais os consumidores se sentem à vontade e podem experimentar os produtos, antes de escolher o que levar para casa”, conta Mariana.

Com informações da Pharmapele



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