Bloqueio de ligações de telemarketing começa a valer: saiba como cadastrar seu número

Bloqueio de ligações de telemarketing começa a valer: saiba como cadastrar seu número (foto: internet)
Bloqueio de ligações de telemarketing começa a valer: saiba como cadastrar seu número (foto: internet)
Bloqueio de ligações de telemarketing começa a valer: saiba como cadastrar seu número (foto: internet)

Agora, aqueles consumidores que não quiserem receber ligações de telemarketing (internet, telefonia, TV paga, entre outros) podem bloquear os seus números de telefone.

Para tanto, basta fazer o seu cadastro no site “Não me perturbe” e não receberá mais essas ligações. Diversas empresas já fazem parte desse projeto, entre elas a Algar, Net/Claro, Oi, Sky, TIM, Nextel, Sercomtel e Vivo.

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Diante dessa iniciativa, elaboramos este post com informações sobre como cadastrar o seu número. Continue lendo:

Como fazer o cadastro

O primeiro passo para fazer o cadastro é entrar no site “Não me perturbe”. Nele, o usuário deverá informar o nome, endereço de e-mail, número de telefone celular ou fixo e o CPF.

Em seguida, você receberá um login e senha de acesso no site que possibilita a solicitação de inclusão na lista de bloqueio. Vale ressaltar que o cadastro só pode ser feito pelo titular de uma linha de telefone.

Caso o consumidor deseje incluir mais de um número usando o mesmo login, ele deve cadastrar cada um deles na plataforma. Esse processo também deve ser feito se o titular adquirir uma nova linha de telefone.

Ao fazer o cadastro do número, o consumidor também pode selecionar quais são as empresas que deseja bloquear. Para saber se o número foi cadastrado, o usuário deve acessar o menu “cadastro” e selecionar a opção “consultar”.

Nela, serão informadas todas as linhas telefônicas cadastradas e as operadoras bloqueadas, que não poderão fazer ligações para os números informados por você.

Prazo para o bloqueio das ligações

Após solicitar o bloqueio das linhas telefônicas, as empresas terão um prazo de 30 dias para não fazerem mais ligações para os números cadastrados.

Todos os consumidores podem consultar no menu “cadastro” a data que realizou a solicitação de bloqueio para saber a data limite para que as ligações sejam encerradas.

Se mesmo depois desse período as ligações continuarem, o usuário pode entrar em contato pelo site ou ligar para o número 1331 da Anatel e registrar a sua reclamação. As sanções às empresas variam de uma advertência até uma multa de no máximo R$50 milhões.

Os usuários que quiserem sair da lista de bloqueio só precisam fazer o login no site e escolher a opção de “solicitar desbloqueio”. Caso tenha mais de uma linha telefônica registrada, o caminho deverá ser repetido para cada número que foi cadastrado para que eles sejam desbloqueados.

Diferença entre o site e a lista do Procon

O site “Não me perturbe” faz o bloqueio das ligações de telemarketing das operadoras participantes a nível nacional. Caso o usuário queira bloquear ligações de outras instituições como bancos, ele precisa cadastrar no site do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Contudo, no caso das empresas que não estão cadastradas, o bloqueio só é feito a nível regional e deverá ser feito no site do Procon do estado. Entre os estados participantes dessa iniciativa, destacam-se: Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

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