Boletos Bancários: Qual a diferença entre sacado e cedente?

Boletos Bancários

Sabemos que existem diferentes tipos de pagamento por exemplo: Em dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque e boleto bancário. Esta última opção é uma das alternativas mais usadas no Brasil, e mesmo assim muitas pessoas ainda não sabem qual é diferença entre sacado e cedente. Portanto, se você já pegou um boleto bancário e começou a observar as informações que estava escrita nele, daí surgiu a dúvida qual a diferença entre sacado e cedente? Neste artigo iremos te explicar tudo sobre esse tópico e esclareceremos qualquer dúvida a respeito dos boletos bancários.

Veja também:

Santander Empresarial

Conta PJ Santander – Conheça

Cartão de Crédito Santander Como Solicitar

Empréstimo Online Santander Solicitar

Como funciona os Boletos Bancários?

Os boletos bancários é um documento de cobrança que serve como instrumento de pagamento de um produto ou serviço, e pode ser pago em qualquer instituição financeira Internet banking ou casas lotéricas até a data de vencimento especificada no documento.

É interessante saber que a maioria das pessoas escolhe o boleto porque é fácil de pagar e as taxas são muito baixas.

No entanto, existem duas definições de Boletos Bancários que ainda causam confusão na mente das pessoas, a saber, o cedente e o sacado. Portanto, aprendar o que esses termos significam e quais responsabilidades são atribuídas a eles.

O que é Sacado?

Não há muito segredo, o sacado é um termo usado para pagar. Em outras palavras, é a pessoa que paga o boleto, o mesmo é recebido após comprar de um produto ou serviço. Portanto, ele impresso com seus dados pessoais, como nome, CPF (cadastro de pessoa física) e endereço no boleto, e pode ser emitido para uma pessoa física e jurídica.

O que é uma Cedente?

O cedente, também conhecido como beneficiário, é a pessoa que recebe os pagamentos relacionado à prestação de serviços ou à venda de um produto. Ou seja, é quem recebe o valor do boleto após o pagamento. Como o sacado, o vendedor pode ser uma pessoa singular ou coletiva.

Dê uma olhada em um exemplo prático para entender quem são o sacado e o Cedente:

Vamos pensar em uma hipótese na qual uma empresa de telefonia móvel (entidade legal) vende todos os seus produtos e os apresentado em um site e só aceita pagamento por boletos bancários. Para comprar um produto nesta loja, o cliente deve, portanto, escolher  o telefone celular desejado, fazer a compra e imprimir o seu boleto para poder pagá-lo dentro do período especificado.

Entenda quem é o sacado e o cedente nesta situação específica:

  • Sacado: Cliente que deseja comprar um telefone celular e paga pelo produto com recibo bancário;
  • Cedente: empresa de telefonia celular.
Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.