Caixa vai liberar saque do FGTS imediato a demitido por “força maior”

Saque FGTS

O empregado que for demitido por motivo de força maior ou por culpa recíproca poderá sacar o valor do FGTS sem necessidade de apresentar decisão judicial que reconheça o motivo da demissão. Essa norma foi publicada pela Caixa no dia 29 de março.

Saiba mais

Financiamento Caixa – Como simular, ser aprovado, taxas e como solicitar segunda via

Saque FGTS: Novo Calendário Pagamento FGTS

Banco Original oferece 10% a mais na Restituição do Imposto de Renda a clientes

Bolsonaro anuncia auxílio de R$ 600 para informais e redução de juros da Caixa

Coronavírus irá aumentar juros dos bancos, segundo Bradesco

Banco do Brasil e Caixa se tornarão responsáveis por pagamento de redução de salário

A demissão por força maior, na maioria dos casos, sem deve a fatos inevitáveis que levam ao fechamento da empresa. Analistas afirmam que casos assim, atualmente, se devem a crise econômica provocada pelo coronavírus. Esta decisão está prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Já quando é assinado a culpa recíproca é quando empregado e empregador cometem ao mesmo tempo falta grave que pode justificar o fim do contrato firmado de trabalho. Exemplo disso são agressões físicas entre patrão e empregado.

Anteriormente, a Caixa não liberava o saque do FGTS logo após a dispensa. Era necessário aguardar que a Justiça reconhecesse o motivo da demissão e apresentar o documento da demissão à Caixa. Mesmo sem essa obrigação, a empresa precisa ir a Justiça para o aval à demissão por força maior ou culpa recíproca. O documento pode ser necessário durante fiscalização trabalhista.

O que pode ser sacado no FGTS?

O empregado, neste caso, pode sacar todo o valor do FGTS acumulado, mais a multa rescisória, no valor de 40% do FGTS recolhido no período. Quem optou pelo saque-aniversário poderão sacar apenas o valor da multa.

O saque poderá ser solicitado pelo aplicativo do FGTS e indiciar uma conta bancária para receber o dinheiro. O valor cai em até cinco dias, sem custo.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.