Cancelar ou adiar viagem em decorrência da pandemia

Cancelar ou adiar viagem

Em decorrência da pandemia a qual estamos enfrentando faz com que vários setores simplesmente congelem. Nesse sentido, o turismo pode ser dos pontos mais afetados com essa pandemia, porque reúne pessoas de todo o mundo. Qual é o permitido cancelar ou adiar viagem?

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Nesses casos, poucos cuidados são tomados, muitas pessoas estão tentando cancelar ou adiar suas viagens para evitar a propagação do vírus. Descubra qual opção é melhor para você.

Posso cancelar ou adiar minha viagem?

Você sabia que pode alterar a data da sua viagem? Sim, é possível! No entanto, isso envolve custos. Cada companhia aérea tem sua própria política contábil. No entanto, os valores de alteração de voo doméstico variam entre R $ 150 e R $ 400.

Além da multa, a diferença tarifária é paga. Exemplo: se você comprou uma passagem para abril de 2020 e pagou R $ 250 e deseja reagendar uma consulta para dezembro de 2020 com o valor de R $ 350, é necessário pagar a diferença de R $ 100.

Além disso, as alterações dependem da disponibilidade no voo e no alojamento.

Como cancelar ou adiar minha viagem?

Se você não puder viajar em outras datas, poderá cancelar seu voo e solicitar um reembolso. Este reembolso pode ser parcial ou completo e esta condição depende do valor da tarifa e da hora da solicitação.

Para receber um reembolso total, um cancelamento deve ser solicitado dentro de 24 horas após a compra do bilhete de avião. Após esse período, você receberá um reembolso parcial se cancelar. O valor a ser recebido depende da data da solicitação e das regras de cada companhia aérea.

Isso não é muito diferente quando se trata de acomodação, pois há hotéis que podem ser multados se cancelados ou alterados. Verifique essas informações no seu voucher. Se sua reserva estiver 100% correta, você não receberá um reembolso e o valor expirará.

A alteração ou cancelamento deve ser feito na agência onde você comprou a viagem. Se você comprou sua passagem pela Internet, tente resolver tudo no site da companhia aérea ou através da central de atendimento, pois as taxas pelos mesmos serviços geralmente são mais altas nos aeroportos.

Como cancelar ou adiar a viagem gratuita:

No cenário atual, muitas cidades turísticas estão fechadas e suas atividades interrompidas. Como resultado, as pessoas que adquiriram pacotes de viagens para esses destinos devem adiá-los ou cancelá-los.

No entanto, casos de pacotes comprados em locais de risco como Itália e China são considerados imprevistos. Nessas situações, o Código de Defesa do Consumidor garante a revisão do contrato, o que pode dar ao consumidor o direito de fazer alterações ou cancelamentos da viagem gratuitamente.

Os clientes podem solicitar uma revisão do contrato diretamente da companhia aérea. Se a empresa não encontrar uma solução, o usuário poderá acionar o Procon.