Capital de giro: o que é e para que serve o capital de giro?

Capital de giro

O capital de giro inclui todos os recursos financeiros que as empresas precisam para cobrir, todos os seus custos operacionais como por exemplo: aluguel, impostos, compra de ações, etc. Em outras palavras, se uma empresa não tem capital de giro, não sabe como funciona e isso vai causa muitos custos operacionais, não tem condições para continuar funcionando.

Veja também:

Quais os cartões de crédito oferecem o priority pass

Solicitar cartão shoptime

Como saber se tenho alguma pendência no meu CPF

Por que o capital de giro é tão importante para as empresas?

A empresa que fica de olho em suas finanças e sempre tem um valor disponível para cobrir todas as despesas e possui inúmeras vantagens. Caso contrário, sua sobrevivência será afetada e você poderá ter que sair do mercado de trabalho.

Por esse motivo, é extremamente importante ter gerentes de qualidade que garantam o controle do capital de giro para a operação da empresa. Dessa forma, poderá pagar suas dívidas de curto prazo, realizar investimentos de longo prazo e, acima de tudo, receber caixa positivo o que é essencial para a empresa.

Como você manter uma visão geral da sua empresa?

Teoricamente, tudo é mais fácil, mas concordamos: para cumprir suas obrigações financeiras e fazer investimentos para o futuro de uma empresa, você só precisa planejar e controlar. Saiba mais sobre seus segmentos:

Dinheiro diário e cheques bancários:

É essencial gerenciar e registrar as entradas e saídas dos caixas. Dessa forma, você pode determinar os valores de despesas pagas, compras de estoque, aluguéis e até estimar o tempo para o crescimento orgânico da sua empresa.

Controle de vendas e estoque:

O registro das vendas e sua natureza (dinheiro, prazo, etc.) também é muito importante, pois será possível estimar o volume de capital de giro a ser processado no mês atual e usar essas informações para planejar financeiramente o mês seguinte.

Controle de custos:

Por último, mas não menos importante, estimar os preços das faturas que a empresa pagará e receberá é extremamente básico, pois esses valores têm um impacto direto no montante de financiamento disponível ao longo do mês.

Problemas causados ​​pela má administração do capital de giro das empresas

Dadas todas as informações citadas no texto, entendeu-se que é importante saber como o capital de giro da sua empresa é gerenciado. Caso contrário, a empresa aumenta os riscos operacionais, vários problemas financeiros e, consequentemente, caixa negativo.

Por esse motivo, é ideal que os gerentes levantem o máximo de capital de giro possível e analisem as áreas em que os lucros são gerados para a empresa. Para garantir a sobrevivência da empresa, é importante saber como os custos são definidos e organizados adequadamente.