Cashback nas compras de fim de ano: cuidado com os excessos

Cashback

Com o cashback (o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do dinheiro gasto) em alta no Brasil, a utilização de plataformas deste tipo de pagamento pode ser uma boa opção para economizar nos gastos extras de fim de ano. Compras feitas através de sites e aplicativos com este modelo de recompensa podem render em média de 5% a 10% do dinheiro gasto de volta. Para a professora de economia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Michele Nunes, é preciso ficar atento e avaliar se a oferta de cashback realmente vale a pena.


Saiba mais

blubank

PagBank e Visa promovem 180 sorteios semanais até o final de dezembro

Reforma tributária e alta do dólar: como reduzir custos em 2020 com a tecnologia?


“Nessa época do ano, os excessos de gastos são mais recorrentes, por isso é preciso tomar ainda mais cuidado. Alguns descontos podem parecer tentadores, mas é importante pesquisar preços e comparar bem as ofertas como em qualquer outra compra”, afirma.

Plataformas como PicPay, Ame, Méliuz e Poup são algumas das principais opções para pagamento com cashback. Para utilizar estas ferramentas, basta se cadastrar e incluir um cartão de crédito na conta. De acordo com a professora, este é mais um ponto de atenção para utilizar o cashback.

“Estas plataformas têm como intuito incentivar o consumo e a utilização do cartão de crédito como forma de pagamento, que é um dos principais motivos de inadimplência. O importante é pensar bem para não cair no consumo sem critérios impulsionado pelos altos descontos do cashback”, conclui.

A professora recomenda ainda que se faça uma pesquisa prévia para cada plataforma antes de aceitar a oferta. “Embora algumas empresas ofereçam até 50% do dinheiro de volta, nem tudo são flores neste meio. Alguns consumidores já relataram problemas no pagamento do cashback. Para garantir o dinheiro de volta é importante realizar uma busca na internet sobre a reputação de cada plataforma antes de concretizar a compra”, afirma.



Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.