Como administrar as contas no fim de ano

Contas fim de ano

Os gastos com as festas de fim e até mesmo as viagens de férias podem comprometer as contas e apertar o orçamento na virada do ano. Por isso, um bom planejamento é importante para evitar gastos maiores e evitar gastos sem necessidade.


Saiba mais

blubank

Modalmais se torna banco e oferece cartão e conta sem taxa

Cartão Carrefour libera QR Code para realizar pagamentos


Para dar dicas sobre como evitar esses gastos e sanar dúvidas, o site Konta Azul entrevistou o CEO da Consiga +, Victor Loyola, especialista quando o assunto é poupar dinheiro.

O profissional explica que a falta de renda é um dos principais obstáculos para manter as contas em dia e que a criatividade por ser bem útil nestes momentos.

Confira a entrevista:

Nicholas Araujo: O que mais atrapalha o consumidor na hora de economizar?

Victor Loyola: A falta de renda. A renda média do brasileiro é baixa e na maioria das vezes o consumidor não consegue cobrir os custos de imprevistos, que sempre ocorrem, sem comprometer o orçamento.

Nicholas: Como resolver de forma rápida as dívidas?

Victor: Não contar com o dinheiro usado para quitar as parcelas, seu orçamento deve ser adequado ao cotidiano sem eles.

Nicholas: Qual a principal dica para não gastar demais nos presentes de fim de ano?

Victor: Ser criativo. Os melhores presentes não necessariamente são os mais caros.

Nicholas: As contas de início de ano podem ser prejudiciais para quem busca economizar. Como se manter no azul sem acumular dívidas?

Victor: Gastar menos do que ganha é o princípio básico. Evitar se tornar inadimplente, pois pode dificultar o acesso a crédito no futuro. Se a necessidade de dinheiro for inevitável, contrair um empréstimo que evite a inadimplência pode fazer sentido;

Nicholas: É importante economizar o ano todo?

Victor: É importante construir reservas, que serão úteis para cobrir imprevistos ou na utilização para aquisição de bens ou serviços de maior valor, além de constituírem uma fonte de segurança financeira.

Nicholas: Na sua opinião, investir em bancos ou fintechs é um bom negócio?

Victor: Não faz diferença para o tomador de crédito se o financiamento vem de um banco ou de uma fintech, o mais importante é que seja um processo simples, ágil e conveniente para o cliente.



Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.