Como é feita a avaliação de um carro usado? Descubra Aqui

avaliação de um carro usado

Ter um carro é o sonho de muitos brasileiros e nem sempre é possível começar com um grande financiamento ou tendo modelo novo. Mas não se preocupe, você ainda pode realizar os seus sonho tendo um carro usado e por isso neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre como é feita a avaliação de um carro usado.

Saiba Mais:

Solicite já o seu Financiamento de Veículos e Imóvel pelo Konta Azul

Financiamento BV financeira como simular

Os 7 melhores bancos para fazer um financiamento

Como é feita a avaliação de um carro usado?

Na avaliação de um carro usado são analisados diversos aspectos do carro principalmente relativos às suas condições de uso. Se você quiser uma avaliação melhor e receber um valor justo pelo seu carro é importante se atentar a fatores como estado do motor, o estado dos pneus, o aspecto geral de conservação (como estado dos bancos e partes plásticas internas), pintura e lataria etc. 

O que olhar na hora de comprar um veículo usado?

Antes de comprar um veículo é importante fazer uma avaliação da sua procedência pedindo ao antigo dono informações como renavam e a placa para consultar o Detran do seu estado e ver se existe alguma pendência pois isso já pode ser uma moeda de barganha para diminuir o valor que você vai pagar. Outras coisas importantes são escolher carros de lojas ou concessionárias pois eles costumam dar algum tipo de garantia mesmo nos carros usados. se você tem um mecânico de confiança pode ser uma boa opção também levá-lo para verificar aspectos como mecânica, se o carro já foi batido ou não, a existência e conformidade de itens básicos como o extintor, triângulo, estepe etc. pois todos esses itens são itens que normalmente precisam ser trocados periodicamente e podem te salvar no caso de algum aperto ou acidente no trânsito.

Avaliador de carros usados

Atualmente é possível contratar até pela internet um serviço de avaliador de carros usados: um perito automotivo que faz diversos tipos de avaliação de acordo com o que o cliente está disposto a pagar. Este tipo de profissional normalmente não interfere na negociação dando um parecer bem imparcial e realiza uma inspeção bem criteriosa principalmente nos quesitos de mecânica, elétrica, estrutura, etc. Existem mais de 250 quesitos que são avaliados e dependendo do tipo de vistoria que você deseja utiliza-se até scanner eletrônicos, câmeras, lâmpadas infravermelhas etc.

Como fazer avaliação de carros?

Caso você realmente não queira contratar um profissional (isso é altamente recomendado para você que não tem nenhuma experiência no assunto pois você pode acabar deixando alguma coisa passar, um profissional que faz avaliação de carros usados custa menos de R$300,00.) para fazer avaliação de carros usados, você mesmo pode realizar o procedimento apenas lembre-se de checar os quesitos mais importantes que são observar detalhes na lataria como por exemplo se as portas, capô e porta-malas estão bem alinhados, se existe alguma diferença de pintura na lataria do carro pois isso pode ser um indicativo de alguma batida, também é importante verificar se os números do chassi batem com os números do documento do carro, avaliar se o carro demora a dar partida pois isso pode indicar problemas no motor, verificar o óleo, ver se o motor não está extremamente limpo, ver se existe algum tipo de ruído dirigindo o carro, verificar se os pneus estão muito desgastados, verificar os instrumentos no interior do carro etc. 

Como avaliar a quilometragem de um veículo?

A quilometragem é um importante fator a ser considerado na hora de fazer uma avaliação de um carro usado. Não existe um padrão dependendo muito do uso do carro por parte do seu dono mas recomenda-se carros de até 60 mil km rodados no caso dos carros usados. Algumas pessoas buscam adulterar esse tipo de número justamente por altas quilometragem serem consideradas algo ruim e desvalorizante na hora de vender um carro usado, por isso sempre verifique se há marcas de que o vidro ou a lâmpada interna possam ter sido desmontados, verifique todos os documentos e veja o histórico de revisões, fique atento a qualquer anomalia no painel e você pode observar até fatores como desgastes no pneu e no volante para avaliar que a quilometragem de um veículo possa ter sido adulterada.

Qual é a média de quilometragem por ano?

Não existe uma média padrão de quilometragem por ano já que isso depende muito do uso do carro por parte de seu dono. Pessoas que utilizam um carro todo dia para trabalhar por exemplo costumam ter quilometragens altas mas esse não é um fator que deve ser considerado unicamente já que não dá muito indicativo sobre o real estado do carro, apenas de que ele era muito utilizado por seu dono. O mercado acredita que uma média de 10 a 15 mil km é uma média aceitável para que ele não se considere desgastado. A quilometragem nada mais é do que uma formalidade para dividir os carros em categorias como seminovos e usados, os seminovos por exemplo costumam atingir apenas até 20.000 km rodados enquanto os usados possuem a quilometragem maior do que este valor.

O que é Tabela Fipe carros?

A tabela FIPE dos carros é uma média nacional de preços de veículos novos ou usados. Ela é uma tabela formal criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e faz com que os valores dos carros em concessionárias por todo o Brasil não tenham grandes disparidades e também não permitam uma grande desvalorização na hora da compra ou venda de um carro seminovo ou usado.

Como ver a tabela FIPE?

Para consultar a tabela FIPE basta acessar o site da  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e por lá você pode pesquisar o preço médio dos veículos. A tabela FIPE é padronizada e pode ser encontrada até em diversos sites de compra de carros usados como é o caso do site icarros.com.br. Você pode comparar os carros dos mais diversos anos, marcas e até por categorias (sedã, hatch, utilitários etc). 

Saiba Mais:

Vantagens de contratar o financiamento Santander

Financiamento Caixa – Como simular

Como funciona um consórcio de veículos e de imóveis?

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.