Como Entender a Fatura do Cartão de Crédito?

Como Entender a Fatura do Cartão de Crédito

A fatura de um cartão de crédito possui informações que muitas pessoas costumam não entender, isto porque são vários campos distribuídos ao longo da fatura. Antes de fazer o pagamento da sua fatura é importante olhar com calma o que está sendo cobrado, checar o valor, e as outras  informações importantes, como os juros e multas cobradas caso você atrase algum boleto.


Apesar de serem muitos valores e informações disponíveis, é fácil entender uma fatura do cartão e, assim, ter mais controle das suas finanças. Abaixo iremos esclarecer todas as dúvidas.

blubank

Entenda a fatura do cartão de crédito

Você deve conferir a fatura do cartão de crédito antes de efetuar o pagamento. Há uma série de informações importantes e em caso de dúvida ou divergência, entre em contato com o banco ou a operadora do cartão.

fatura do cartão de crédito

Vencimento da Fatura

A data de vencimento da sua fatura identifica é o prazo máximo que você possui para realizar o pagamento da fatura, sem juros. Depois desse dia, a cobrança de juros e multa fica a cargo da empresa emissora do cartão.


Total da Fatura

É o valor total fatura é o valor de todas as compras realizadas no cartão de crédito, até o dia de fechamento do cartão. Em suma, é o quanto você tem que pagar à empresa emissora do cartão. O recomendado é que esse valor seja pago inteiro. 

Pagamento mínimo da Fatura

Pagamento mínimo é o valor mínimo que está disponível para ser pago pela fatura. O pagamento desse valor não exime a empresa emissora do cartão de cobrar juros sobre o restante do valor, posteriormente.

Por isso, esse tipo de pagamento não é aconselhável. Se não tiver condições de pagar sua fatura, tente parcelar a mesma ou opte por pagar a maior parte possível do valor total.

Parcelamento da Fatura

Caso você não tenha condições de pagar o valor total da sua fatura, é proposto pela empresa emissora do cartão o parcelamento da fatura do cartão de crédito. Com o parcelamento, o pagamento da primeira parcela deve ser realizado já no vencimento da fatura enviada, sendo que as próximas parcelas serão pagas nos vencimentos das faturas seguintes, até que todas sejam pagas.

Mas, o parcelamento funciona como um financiamento da conta, sendo que o valor total é acrescido de juros, antes de ser dividido em parcelas para você. Ou seja, ao terminar de pagar todas as parcelas, você terá pagado mais do que gastou de fato.

Solicite seu cartão de crédito pelo Konta Azul

Histórico de Despesas da Fatura

O campo de histórico de despesas é um dos mais importantes da fatura. Nele, é possível verificar todas as compras que foram realizadas com o cartão de crédito naquele período, bem como em quantas vezes os valores foram parcelados. Ainda, tarifas que podem ser acrescidas no valor total são demonstradas neste campo, tais como anuidade e juros.

Quantidade de Parcelas

Nesse campo, é possível saber quanto está disponível em seu limite de crédito. Isso por estar nele a quantidade de parcelas que serão cobradas nas faturas seguintes, bem como os valores que ainda devem ser pagos. Subtraindo o valor que será pago na fatura seguinte do limite de crédito que é liberado periodicamente, é possível saber qual será o próximo limite a ser liberado.

Encargos

No campo de encargos é possível ver o Custo Efetivo Total (CET), que está diretamente proporcional às taxas pagas caso você parcele o pagamento, ou entre no rotativo da empresa fornecedora do cartão de crédito, ou seja, quanto mais alto o CET, mais altas serão essas taxas.

Ainda, neste campo está a multa e a taxa dos juros, caso ocorra atraso ou não pagamento de alguma fatura por você.



Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.