Como Funciona Empréstimo Com Garantia Veículos Financiado?

O empréstimo com garantia de veículos serve para aquelas pessoas que precisam de valores altos e podem fazer um contrato permitindo que seu veículo sirva como garantia aos bancos, sendo assim, os mesmos conseguem ter acesso as taxas mais baixas e por fim conseguirem acesso a esses valores que precisam.

Porém, o fato é que muitas pessoas nem ao menos sabem como solicitar esse tipo de crédito, além do mais, uma grande parte não sabem quais são as vantagens e desvantagens concedidos por esse crédito. Logo abaixo maiores informações sobre esse tipo de crédito e como realizar o processo de solicitação do mesmo!

Varejo oferece experiência de compra positiva a portadores de deficiência física

Banco Central confirma nova redução da taxa Selic para 5%

Entenda o que é o empréstimo com garantia de veículos 

Realmente o empréstimo com garantia de veículos, nada mais é do que uma linha de crédito, sendo que os solicitantes concedem usar o seu veículo para solicitar esses valores através desta modalidade de crédito. 

Sendo assim, aquelas pessoas que possuem um veículo quitado realmente podem fazer uso do mesmo para conseguir acesso à melhor linha de crédito, sendo que essa mesma cada dia mais está comum nesse mercado. 

Logicamente, esse tipo de crédito está concedendo diversas vantagens aos solicitantes e interessados, sendo assim, antes de tudo é importante saber que esse empréstimo é uma modalidade de crédito pessoal que realmente acaba sendo conhecido como refinanciamento de veículo. 

Desta forma, quando uma pessoa usa seu veículo para tomar crédito acaba concedendo acesso ao carro para o banco como garantia, sendo assim, os juros desses empréstimos em geral são bem menores.

Sendo assim, aqueles que estão negativados realmente podem ter acesso a esse tipo de crédito, onde os mesmos acabam passando então por uma análise de crédito, sendo que mesmo assim, o banco acaba decidindo se concederá o crédito ou não. 

Além do mais em relação ao empréstimo com garantia de veículos realmente é possível conseguir ainda de 50% a 90% do valor total desse veículo, sendo que logicamente este percentual pode variar bastante conforme cada instituição financeira. 

Ademais, dependerá ainda do ano da fabricação do veículo utilizado como garantia, sendo assim, aqueles que possuem carros mais novos conseguem então as melhores taxas de empréstimos.  

Logo, uma outra facilidade concedida por esse tipo de empréstimo, é que se a pessoa já é cliente desse banco pode enfim realizar o pagamento da parcela diretamente através do seu débito em conta, não correndo o risco de atrasos no pagamento.

Saiba mais sobre as desvantagens do empréstimo com garantia

Entre as desvantagens do empréstimo com garantia de veículos, está no fato de que as pessoas que desejam solicitar esse tipo de crédito precisam estar de posse de um veículo completamente quitado e em seu nome. 

Além disso, a pessoa deve entender ainda que ao fazer uso da modalidade de crédito citada, acaba tendo seu bem alienado, sendo que o mesmo enquanto perdurar esse crédito não pode nem mesmo ser vendido enquanto a divida não for quitada por completo.

Além do mais, a pessoa precisa saber que mesmo ofertando um bem como garantia para receber o empréstimo, não quer dizer realmente que a instituição financeira realmente deverá ou será capaz de liberar esse crédito.

Além do mais, esta modalidade ainda não permite que carros antigos sejam usados como garantia, desta forma, aqueles veículos com 10 anos ou mais não podem fazer parte dessa garantia do tomador de empréstimo. 

Lembrando que ao solicitar o empréstimo com garantia de veículos, caso a pessoa fique inadimplente com o pagamento dos valores o que acontece é que a mesma realmente pode perder esse bem. 

Veja o que é preciso para solicitar esse tipo de empréstimo 

Após muitas pesquisas o que as pessoas querem saber é o que realmente precisam para solicitar esse empréstimo, sendo assim basta apenas: 

  • Que o veículo esteja em bom estado e funcione perfeitamente bem;
  • O bem deve estar quitado e sem possíveis alienações; 
  • Necessário apresentar CPF, RG, Documentos do veículo, comprovantes de renda e residência; 
  • Uma vistoria é realizada no carro para avaliar qual o valor do mesmo como garantia;
  • Esse veículo precisa estar no nome da pessoa que deseja tomar esse empréstimo;

Na verdade, diversos bancos e também instituições financeiras acabam ofertando esse tipo de empréstimo, sendo que entre os principais bancos estão: Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, entre outros.

Entre as empresas online que fazem esse tipo de serviço existe a Creditas que também é uma plataforma digital e que realmente atua como correspondente bancário. 

Quando é válido optar por essa modalidade de crédito?

Optar por um empréstimo com garantia de veículos pode realmente ser a melhor opção para aqueles que desejam ter acesso a dinheiro urgentemente, logicamente a maioria das pessoas não deseja pedir empréstimo, no entanto, essa por vezes acaba sendo a única opção que resta. 

Além do mais, muitas vezes ocorre um acumulo de dividas que fazem com que seja necessário a realização de um financiamento para enfim poder organizar o pagamento das contas, sendo assim, desta forma, essa modalidade de empréstimo muitas vezes acaba chamando a atenção das pessoas que precisam de dinheiro. 

O empréstimo com garantia de veículos, chegou para ofertar alguns valores de taxas e juros bem menores, isso permite com que os tomadores desse tipo de empréstimo acabem pagando bem menos se comparado aos demais tipos de créditos. 

Sendo assim, é preciso ressaltar que realmente não há um momento ideal para enfim optar por esse tipo de modalidade, na verdade, a escolha por esse empréstimo acaba sendo tomada justamente quando o solicitante deseja ter juros bem mais baixos para enfim pagar dívidas ainda maiores e com juros mais altos.

Ademais, essas mesmas pessoas precisam ter certeza absoluta que conseguirão pagar essas parcelas para que não fiquem sem carro. Aqueles que possuem dividas muito grandes ou que possuem juros muito altos tal como dividas relacionadas aos cartões de crédito, essas são as pessoas são as mais indicadas para pegar esse empréstimo com garantia de veículos. 

Aos que precisam de empréstimos com valores acima de R$ 5 mil, também podem solicitar essa modalidade de empréstimo visto que o carro serve como garantia final do mesmo.