Como funciona um consórcio de veículos e de imóveis?

consórcio de veículos e de imóveis

Atualmente, os consórcios tem sido uma das alternativas mais viáveis para aqueles que desejam adquirir um bem. Mas claro, ainda existem algumas dúvidas sobre como funciona um consórcio. Vamos explicar melhor sobre o consórcio de veículos e de imóveis esclarecer dúvidas e alguns questionamentos mais comuns sobre essa modalidade.

O que é um consórcio?

O consórcio é um financiamento coletivo baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, que se juntam para formar poupança em grupo, que permite a compra de um determinado bem para quem não tem todo o dinheiro de imediato.. Ou seja, é um autofinanciamento, organizado por uma instituição ou administradora de consórcios 100% parcelado.

Com os pagamentos ao longo do tempo no consórcio de veículos e de imóveis, suas compras permanecem na loja até que você seja “premiado” em um sorteio no consórcio ou termine seus pagamentos. Aí você poderá usar sua carta de crédito para comprar o bem. Se você ainda não pagou todas as parcelas do consórcio, o consórcio vira então um financiamento.

Todas as instituições e administradoras segue o mesmo processo básico, mas algumas que oferecem consórcios podem ter algumas regras diferentes.

Como funciona o consórcio de veículos e de imóveis?

Primeiro você deve escolher o item que deseja comprar através desse consórcio, como um imóvel, carro ou uma moto. Diferente da maioria dos financiamentos, muitos consórcios não é necessário dar um valor como entrada. Os clientes formam um grupo limitado e cada um contribui com o mesmo valor para esse fundo.

Assim como todos os membros do consórcio, você também irá fazer um pagamento. Esse valor mensal vai variar de acordo com o bem escolhido e a taxa de juros, com base no valor total do bem. Com isso, você faz pequenos pagamentos ao longo do tempo, que normalmente são mensais.

A instituição “premia” a cada mês um dos clientes do grupo com uma carta de crédito para comprar o bem do consórcio. Os famosos “lances” do consórcio são possíveis fazer mensalmente. Lanches são os valores pagos a mais nesses meses que aumentam suas chances de ganhar no sorteio e adquirir o bem. Esse dinheiro que está sendo depositado pelos clientes do consórcio é usado para esse financiamento. 

A carta de crédito pode ser usada como lance?

Sim pode ser usada, e essa processo é conhecido como lance embutido. Nesse caso, você oferece uma porcentagem da sua carta de crédito como lance no leilão. Com isso, quando for contemplado, a carta terá um valor menor para gastar no bem pois terá o desconto que você deu no lance. Um exemplo: caso a sua carta de crédito seja de R$ 50 mil, você poderá fazer um lance de R$ 15 mil. Se ganhar, terá 35 mil reais para comprar o bem.

Como eu participo de um consórcio de veículos e de imóveis?

Para poder participar de algum grupo de consórcio de veículos e de imóveis, você deve procurar uma instituição ou administradora que reúne os interessados no consórcio e vende as cotas. Existem duas opções para participar: uma é entrando em um grupo que já está em sua formação ou entrar em um grupo que já está em andamento.

Tenha o consórcio de forma segura em financiamento de Veículos e Imóvel pelo Konta Azul

Taxas de um consórcio de veículos e de imóveis

O processo é simples porém tem algumas taxas que serão cobradas do cliente. É sempre bom analisar o CET (Custo Efetivo Total) do consórcio para saber os juros que estão sendo pagos, contabilizando as taxas. Conhecendo essas taxas vai te ajudar também a escolher um bom consórcio com taxas menores.