Como manter o orçamento familiar em dia sem complicação

orçamento familiar

Aprender como manter orçamento familiar em dia é a melhor alternativa para ter as contas sob controle e não fechar o mês no vermelho. Para tanto, é preciso que todos se comprometam com o objetivo de economizar e apliquem técnicas de controle financeiro.

O problema é que muitas famílias acreditam que essa é uma tarefa complicada de ser realizada, ou pior, que ela não gera resultados. Como resultado, elas tendem a continuar gastando em excesso e não tendo poder aquisitivo para comprar itens que desejam.

No entanto, as técnicas para manter o orçamento familiar são mais simples do que se imagina. Confira abaixo quais são as principais delas:

1 – Faça análise do orçamento familiar

O primeiro passo para saber como manter orçamento familiar em dia é fazer uma análise detalhada das contribuições financeiras de cada integrante da família. Com base nisso, é possível estabelecer estratégias para economizar juntos.

As planilhas podem ser grandes aliadas para organizar e analisar o orçamento da família. Nelas, é possível inserir informações como as dívidas, despesas, entradas de dinheiro e fazer uma análise da real situação financeira.

Uma dica bacana é organizar esses dados da seguinte forma:

  • despesas fixas: água, luz, aluguel e telefone;
  • despesas variáveis: presentes, passeios e imprevistos;
  • receitas fixas: salário dos integrantes e aposentadoria;
  • receitas variáveis: comissões e bônus.

2 – Necessidades vs vontades

É muito comum confundir o que é uma necessidade e o que é vontade dos integrantes da família. Contudo, não saber distinguir esses dois aspectos pode prejudicar diretamente o orçamento para o que realmente é importante.

Por isso, é crucial fazer uma lista de todas as vontades e das necessidades da família e organizá-las em curto, médio e em longo prazo. Ao fazer isso, a família poderá manter o orçamento equilibrado e ainda alcançar os seus objetivos coletivos e individuais.

Veja abaixo um exemplo desse tipo de organização das finanças da casa:

Necessidades

  • pagar contas em atraso (curto prazo); 
  • fazer o conserto do carro (curto prazo).

Vontades

  • fazer viagem de férias (médio prazo); Uma boa opção é realizar o pagamento da viagem por boleto e ir viajar quando quitar o pacote de viagens. Saiba mais em Nordeste Brasileiro
  • comprar um carro novo (longo prazo)

3- Crie metas para economizar no orçamento

Após realizar a análise de como manter o orçamento familiar em dia é possível verificar quais são as áreas do orçamento que geram mais gastos desnecessários. Com base nessas informações, é recomendado elaborar ações para conseguir reduzi-las.

Para conseguir economizar de verdade é recomendado estipular metas com prazos definidos. Dessa maneira, será mais fácil colocar em prática as medidas que irão ajudar o orçamento a sair do vermelho e conseguir obter mais dinheiro no final do mês.

Esse mesmo sistema de metas pode ser aplicado por quem deseja economizar para adquirir um bem ou fazer uma viagem no futuro, por exemplo.

4 – Entenda bem o orçamento familiar

Mais do que elaborar o orçamento familiar é preciso entendê-lo e seguir todos os seus princípios.

Assim, caso o valor mensal a ser economizado seja muito alto, é necessário que os familiares priorizem os aspectos mais importantes e abram mão de outras vontades como viajar ou adquirir algum produto de alto custo.

Além disso, é preciso ter sempre em mente algumas questões para garantir o equilíbrio do orçamento:

  • Ter uma reserva de emergência de pelo menos 6 meses da renda familiar;
  • Priorizar o pagamento das dívidas da família;
  • Fazer uma reserva para a aposentadoria.

5 – Acompanhe as metas

Por fim, para garantir que as ações funcionem perfeitamente é recomendado avaliar as metas regularmente. Dessa maneira, será possível avaliar se foi possível como manter o orçamento familiar em dia ou até mesmo os pontos que devem ser melhorados para que haja uma economia maior.

Uma dica bacana é reunir todos os integrantes da família no momento de acompanhamento das metas. Assim, todos se sentirão orgulhosos e motivados a continuar com o objetivo de economizar em prol da realização de um sonho ou compra de um bem.

Sem dúvida, essa é uma das ações que não podem ser colocadas de lado em hipótese alguma.

Saber como manter orçamento familiar em dia é crucial para que a família possa manter as contas sempre no azul e ainda realizar todos os seus sonhos. Para tanto, basta seguir as indicações acima e organizar de maneira adequada o dinheiro que entra e a finalidade dele.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.