Como saber onde estou gastando meus dados no celular?

(Foto: Reprodução)

A tecnologia do celular nos trouxe, atualmente, uma infinidade de benefícios e facilidades para o nosso dia a dia. Hoje é prático você realizar uma transação bancária, fazer compras no supermercado, traçar rotas para determinado destino e reservar hotel e passagens para determinado lugar. No entanto, você sabe como sua internet é utilizada nesse momento e quais são os planos que você pode adquirir?

Primeiramente, precisamos definir qual plano pós ou pré-pago nós iremos contratar. O plano pós-pago tem uma conta mensal, de acordo com o plano assinado, e qualquer limite excedido é cobrado. Você está vinculado aquela operadora até que em algum momento você cancele aquele plano por qualquer motivo.

O plano pré-pago é feito por um período determinado e, se você alcançar aquele limite, você tem o benefício finalizado. Um plano de 30 dias, por exemplo, pode ficar disponível por uma semana, caso você exceda aquele limite. Caso não ultrapasse, seus benefícios durarão naquele mês. É necessário assinar o plano novamente para utilizar os dados móveis.

Aliado a isso, as operadoras disponibilizam planos exclusivos de internet denominados 3G e 4G (terceira ou quarta geração, por isso a abreviatura). A diferença é na qualidade e velocidade da internet. Quanto maior o número, maior a qualidade. Entretanto, o valor também é mais alto.

Por qual internet optar?

No momento em que foi lançada, a internet 4G não estava disponível em todas as cidades. Com isso, não adiantava você assinar este plano já que estaria disponível apenas uma internet inferior. É necessário verificar se o seu celular tem suporte a internet 4G, o que hoje é bem comum.

Em seguida, é importante analisar para quê você está assinando aquele plano, independentemente se for pré ou pós (no entanto, os benefícios se diferem, por isso deve-se prestar atenção no serviço que está contratando). Aplicativos como rádios online, vídeos, músicas e mídia consomem internet, então é necessário utilizar o 4G. Itens básicos como GPS, redes sociais, e-mail, tempo e bate-papo funcionarão bem em uma conexão 3G.

Uma dica: desligue seus dados quando você estiver logado em uma rede wi-fi. Por mais que você esteja com internet, estar com os dados móveis ligados pode consumir seu pacote e você pode ficar sem acesso no momento em só for possível acessar a internet pelos dados.

Conheça o cartão de crédito da Vivo! O Zuum!



Novas tecnologias

Atualmente, as operadoras já dispõem de benefícios bem mais rápidos e eficazes do que o 4G. A Claro já anuncia a chegada da internet 4.5G, com muita velocidade e acesso rápido a aplicativos e downloads. A Tim também trabalha com um sistema eficaz de dados, o que facilita o trabalho do usuário. Também é possível falar no 5G.

As operadoras, na maioria dos casos, costumam disponibilizar benefícios em determinados aplicativos. Quando for especificado que “Whatsapp e/ou Facebook são de graça”, isso quer dizer que os apps não irão consumir dados de sua conta ou dados pré-pago. Com isso, você não terá um acréscimo na sua conta ou ficar sem internet caso exceda o limite.

Pontos importantes

– Dependendo de sua localidade, a velocidade da internet do seu celular pode mudar. Fique de olho no sinal do celular (um símbolo parecido com uma torre de transmissão que costuma está no lado superior direito da tela) para saber a força do sinal.

– Confira sempre os valores cobrados, taxas e regulamento completo da oferta.

– Sempre checar o período de validade da promoção ou quando vence sua fatura para que você possa realizar o pagamento.

– Quaisquer outras dúvidas, consulte uma loja de sua operadora mais perto e saiba todas as vantagens e planos disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.