Como ter um painel solar em casa e economizar na conta de luz

Como ter um painel solar em casa e economizar na conta de luz (foto: internet)
Como ter um painel solar em casa e economizar na conta de luz (foto: internet)
Como ter um painel solar em casa e economizar na conta de luz (foto: internet)

O uso de painel solar para economizar na conta de luz já é uma realidade para os brasileiros. Por meio dessa tecnologia, você consegue abastecer a sua casa de energia e não depender exclusivamente das empresas especializadas nesse tipo de serviço.


Isso faz com que você economize dinheiro e ainda tenha descontos nas suas contas de energia. Continue lendo para saber como ter energia solar em casa:

blubank

Confira Também: Inclusão automática ao cadastro positivo já está valendo, veja como cancelar

Conheça o seu consumo de energia

O primeiro passo de como ter um painel solar em casa e economizar na conta de luz é conhecer qual o seu consumo de energia. Para tanto, pegue as suas contas de energia de um ano e compare os kWh de cada mês.


Em seguida, faça uma média para conseguir descobrir quanto você consome por mês. Ele será útil para você decidir sobre a quantidade ideal de painéis solares para sua casa.

No entanto, se a sua resistência for nova, converse com um eletricista para tirar as suas dúvidas sobre a quantidade de energia que a sua casa vai precisar por mês.

Número de painéis solares

Devido a diversidade de tamanhos dos painéis solares, é preciso que você faça uma pesquisa nas empresas fabricantes. Assim, você poderá saber qual o ideal para o tamanho do telhado da sua casa.

O número de painéis solares necessários para fornecer luz suficiente para a sua residência irá depender não só do tamanho do telhado, como também do cálculo de consumo de energia mensal.

Uma dica bacana é pesquisar no Google por empresa que são especializadas na fabricação de painéis solares e entrar em contato com elas para tirar dúvidas e fazer orçamentos.

Projeto

Após saber quantos painéis serão necessários para o seu projeto, você terá que instalar um inversor. Ele será usado para transformar a energia que é gerada em 110 ou 220V.

Nessa etapa do projeto, você vai precisar de um especialista nessa área. Afinal, ele é o único capaz de fazer a instalação de maneira segura na sua residência.

Custos do painel solar

Nessa etapa, você terá acesso aos orçamentos dos painéis solares e do inversor. Também saberá quais são os tipos e tamanhos das placas necessárias para fornecer energia para a sua residência.

Com essas informações em mãos, você só terá que procurar a empresa que atender a todas as suas necessidades, mas com o melhor custo-benefício.

De maneira geral, um sistema completo de energia solar pode custar no mínimo R$7 mil reais. Isso pode representar uma grande economia na conta de luz a longo prazo, coloque tudo na ponta do lápis.

Retorno do investimento

Ao saber quanto você consome de energia por mês e o valor da instalação do painel solar, também poderá saber exatamente quanto vai economizar e em quanto tempo irá recuperar o valor investido.

Geralmente, os painéis solares têm uma durabilidade média de 25 anos. Quanto ao retorno do investimento, ele pode levar cerca de 10 anos. São 15 anos de uso e de economia na sua conta de luz.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.