Conheça 6 tipos de empréstimos bancários

tipos de empréstimo bancarios

O empréstimo bancário tem se tornado uma das melhores alternativas para sobreviver a crise financeira. Quando o orçamento mensal aperta, muitas famílias recorrem ao cartão de crédito e, sem possibilidade de pagá-lo, criam dívidas de juros altos.

Nesses momentos, fazer um empréstimo pessoal com juros menores é a melhor opção.
Essa também pode ser a forma de realizar um grande sonho, como fazer uma viagem muito desejada ou reformar a casa à vista, basta ponderar se vale a pena adiantar o lazer para pagar um valor mais alto no futuro

De qualquer forma, se você deseja saber como solicitar um empréstimo, está no artigo correto.

Falaremos um pouco sobre os tipos de crédito, os juros aplicados, as vantagens e desvantagens, bem como todo o passo a passo para adquirir o dinheiro, confira:

Empréstimo Bancário

Os bancos disponibilizam diversas modalidades de empréstimo bancário para que você possa decidir qual vai cumprir com suas exigências e necessidades.

Cada tipo possui características singulares, por isso, entender cada um deles é tão importante. Os empréstimos pessoais disponíveis são:

empréstimo bancário

1 – Empréstimo bancário Consignado

Essa modalidade de empréstimo é ideal para pessoas que trabalham em empresas conveniadas, essa modalidade desconta o valor das parcelas fixas direto na folha de pagamento.

Pode ser parcelado em no máximo 96 meses, sendo que a primeira parcela pode ter o seu pagamento em no máximo 3 meses.

As taxas de juros são bem reduzidas uma vez que o pagamento é feito descontando diretamente do beneficio do aposentado, pensionista ou servidor público.

2 – Crédito Salário

Como o nome sugere, para conseguir esse tipo de empréstimo é necessário ter uma conta corrente e receber salário, assim o valor fica disponível imediatamente em sua conta. Os prazos de pagamento são os mesmos do empréstimo consignado. Além de possuir uma taxa de juros baixa.

3 – Crédito Benefício

Esse tipo de empréstimo está destinado para pensionistas ou aposentados que recebem o benefício do INSS através do BB. Bem como, no crédito salário, o dinheiro fica disponível imediatamente. As parcelas são fixas, com prazo de pagamento em até 72 meses.

4 – Empréstimo Automático

Para solicitar esse empréstimo é preciso ter uma conta corrente ativa e limite de crédito disponível nela. Assim, é preciso solicitar o valor e selecionar o período de pagamento da sua preferência. O dinheiro é liberado automaticamente, sendo possível fazer até 60 parcelas.

5 – Renovação de Empréstimos

Essa opção é para aqueles que já pegaram um empréstimo, no entanto precisam de outro. Solicitando o crédito e ainda escolhendo a forma de pagamento, que serão atualizadas da forma que você preferir, sem a necessidade de realizar um novo contrato.

6 – Cheque Especial

Opção para os clientes com limite de crédito disponível, o valor do cheque especial estará na conta para o cliente utiliza-lo quando precisar. Seu pagamento é feito através do depósito de dinheiro na própria conta. Por causa dos altos juros, essa alternativa deve ser evitada sempre que possível.

Vantagens do empréstimo bancário

Antes de solicitar um empréstimo, é preciso ter em mente quais são as vantagens desse tipo de crédito. Assim, listamos logo abaixo quais são as principais características desse tipo de empréstimo.
De maneira geral, as vantagens do empréstimo bancário do  oferecido aos solicitantes são as seguintes:

• A taxa de juros média é de apenas 3,81 ao mês;
• Empréstimos são depositados rapidamente;
• Clientes podem ter crédito pré-aprovado;
• Possibilidade de renovar empréstimos sem fazer novos contratos.

Como solicitar o empréstimo bancário

Agora que você já sabe todas as opções que tem e conseguiu definir qual a melhor para suas necessidades, confira quais são os principais métodos para conseguir solicitar um empréstimo:

Abra uma conta

Como já citamos, somente clientes com conta ativa podem pedir qualquer uma das modalidades de crédito. Por isso, caso você ainda não tenha uma conta, o primeiro passo é ir à agência mais próxima e abrir uma em seu nome. Entretanto, lembre-se de que somente a abertura da conta não é sinônimo de que sua solicitação será aprovada.
Para não perder tempo, tenha atenção aos seguintes documentos que são geralmente necessários para abrir uma conta:

Documento de identidade (RG);
Comprovante de residência;
CPF;
Comprovante de renda dos últimos 90 dias.

Empréstimo bancário automático

O empréstimo automático é uma modalidade que pode ser solicitada através da internet, celular ou de um caixa eletrônico. No primeiro momento, é preciso que você confira qual o seu limite de crédito que foi pré-aprovado. Esse dado consta no seu extrato do banco.
Caso seja o suficiente para suas necessidades você pode solicitar diretamente em uma das três opções mencionadas acima, os valores solicitados serão depositados diretamente na conta corrente.

Caso não seja, você pode tentar outra modalidade.
Se não encontrar nenhuma informação sobre seu limite de crédito, você deverá ir até à agência mais próxima e pedir uma análise de crédito.

Dirija-se até uma agência bancária
Todas as outras modalidades precisam ser solicitadas na própria agência junto com o seu gerente, já que elas são um pouco mais burocráticas e dependem da assinatura de um contrato.
Pesquise sobre o empréstimo previamente, para evitar que você acabe assinando algo que não deseja.

Tire dúvidas com seu gerente e em hipótese alguma assine o contrato sem lê-lo atentamente e entender o custo total efetivo.
Infelizmente, a solicitação do empréstimo na agência não garante sua aprovação, pois os pedidos de créditos são bem analisados, uma medida que visa diminuir os riscos de inadimplência ao banco. As informações mais verificadas são:

• Informações cadastrais;
• Renda mensal;
• Histórico de movimentação na conta;
Cadastros em órgãos do SPC, Serasa, entre outros;
• Capacidade de pagamento.

Após conhecer como solicitar o empréstimo bancário, você pode iniciar os trâmites para dar início a retirada do seu crédito. Com ele, você pode quitar dívidas e estabilizar as suas finanças.
O melhor de tudo é que esse processo pode ser iniciado desde o conforto da sua casa, por meio de aplicativos ou do site deste banco. Assim que a sua proposta for aprovada, você poderá aproveitar todos os benefícios que o empréstimo com boas taxas de juros pode oferecer a você.

Confira a matéria abaixo e receba todas as dicas para conseguir seu empréstimo!
Dicas para conseguir empréstimo

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.