A contabilidade de custos é um campo da Ciências Contábeis designada pela análise das despesas de uma empresa em semelhança à sua produção de serviços ou bens. É estimada como setor da contabilidade de modo geral, responsável por guarda tudo aquilo que incide sobre o que é disponibilizado aos clientes.
Veja também:
Como funciona um Fundo de investimento?
Perfil de Investidor: Faça o Teste e Descubra Seu
Qual a diferença entre ACE e ACC?
Seu principal objetivo é analisar os custos dos serviços e produtos vendidos pela empresa e, consequentemente, evitar estragos e aceitar que os ajustes pontuais e imediatos sejam realizados constantemente.
As conhecidas contas de custeio são divididas em Contabilidade de Custos de Serviços, para empresas de prestação de serviços, e Contabilidade de Custos Industriais, para empresas que possuem despesas na produção de produtos.
Classificando os custos:
Essa parte da contabilidade leva em apreço o procedimento de análise das despesas variáveis, diretos e fixos, atualizadas nessa etapa de produção. Veja:
Custos variáveis: com o nome já revela, muda de acordo com o nível de produção da empresa. Se acresce a demanda, por conseguinte aumentarão os gastos para a produção ou prestação dos serviços aos clientes.
Custos fixos: involuntariamente da quantidade, não mudam com a quantidade a produzir, como no caso de uma loja, por exemplo, que trabalha em um prédio alugado.
Custos diretos: satisfazem as despesas diretas e preciso para a produção de um produto, como por exemplo, no caso de uma padaria, são custos diretos: farinha, ovos, leite, dentre outros ingredientes.
Custos indiretos: simulam as despesas que não ligação direta com a produção, com por exemplo os investimentos em estratégia de marketing.
Como é feita a análise de custos?
A contabilidade de custos é um procedimento de extraordinária importância na mediação e identificação de tudo o que é gasto na empresa para a prestação ou produção dos serviços por ela disponibilizado.
Através de um levantamento específico, é aceitável ter um panorama completo de todas as despesas da empresa, impedindo assim contas desnecessárias.
As coordenadas incluem alguns dos seguintes procedimentos:
- Lista de todos as despesas de produção;
- Separação e identificação das despesas;
- Distribuição dos custos indiretos de acordo com o modelo de absorção;
- Rateamento das despesas de acordo com as regras de absorção de custos;
- Faz comparação entre as despesas e custos totais pelos produtos e seus preços de venda aplicados;
- Identificação das causas e variações dos erros e elaboração de correções, caso seja necessário.
Diante de tudo que relatamos, é possível entender a importância da contabilidade de custos para uma empresa. Com as informações sobre os custos identificadas, os contabilistas é possível gerenciar de um jeito mais eficaz e sistemática o setor das contas, provocando assim ainda mais receita ao invés de despesas para sua empresa.
Veja também:
O que é Alvará de Funcionamento?
O que é Alvará de Funcionamento provisório?
Conteúdo