Devolução de cheque motivo 22 – O que significa alínea

Devolução de cheque motivo 22

A devolução de cheques é um procedimento que qualquer pessoa está sujeito e os motivos podem ser variados. Neste artigo listamos todos eles para que você possa conferir e caso o seu cheque tenha sido carimbado, você vai entender agora o porquê. Um dos exemplos é a devolução de cheque motivo 22 que ocorre quando há divergências entre os dados do cheque e os dados na instituição bancária. Confira logo abaixo.

Veja também:

O que é rendimento CDI?

O que é RDC?

Ações HAPV3 Hapvida

O que significa alínea 22 do cheque?

A alínea é um sinônimo para o motivo ou código que corresponde a um número que normalmente é colocado na forma de carimbo no verso de um cheque. Esse procedimento é feito, quando um cheque é negado e devolvido e o número é o indicativo deste problema, podendo ser das mais variadas razões. A alínea 22 do cheque, corresponde a devolução de cheque motivo 22 e você pode conferir seu significado no nosso tópico abaixo sobre “Qual o motivo 22?”.

Qual o motivo 22?

O carimbo no verso de uma devolução de cheque motivo 22 corresponde a casos em que há o impedimento de algum pagamento com aquele cheque. A  devolução de cheque motivo 22 significa que houve divergência ou insuficiência da assinatura do dono do cheque no momento em que ele foi entregue.

O que é o motivo 11?

O carimbo no verso de uma devolução de cheque com motivo 11 ocorre em casos de cheque sem provisão de fundos e quando ocorre a primeira apresentação deste cheque na instituição bancária.

O que é o motivo 12?

O carimbo no verso de uma devolução de cheque com motivo 12 ocorre em casos de cheque sem provisão de fundos e quando ocorre a segunda apresentação deste cheque na instituição bancária.

O que é o motivo 13?

O carimbo no verso de uma devolução de cheque com motivo 13 ocorre em casos de cheque sem provisão de fundos e quando a conta da qual você supostamente retiraria o dinheiro, atualmente se encontra encerrada. 

O que fazer quando o cheque é devolvido pelo motivo 22?

A devolução de cheque motivo 22 ocorre quando há divergência ou insuficiência na assinatura entre o que consta na conta do banco e a assinatura que realmente se apresenta no cheque. Esse motivo é um motivo muito sério e trata-se da segurança da conta bancária de quem te forneceu o cheque e por isso o banco acaba não fazendo muita coisa. Para realmente conseguir regularizar o cheque e sacar o dinheiro da conta bancária de outra pessoa principalmente quando há a devolução de cheque motivo 22 é necessário entrar em contato com quem fez a emissão desse cheque e pedir que ela elabore um novo com a assinatura que seja coerente com os dados do cadastro do banco em questão.

Pode reapresentar cheque motivo 22?

Poder você pode, diferentemente dos casos de devolução de cheque sem fundos que só podem ser aceitos até a segunda apresentação. No caso da devolução de cheque motivo 22 como a assinatura consta divergente, você pode até reapresentá-lo mas suas chances de sucesso serão mínimas já que há divergências de informação, sendo ideal que o emissor elabore outro cheque desta vez com os dados corretos para que você consiga sacar o dinheiro.

Quantos dias para reapresentar um cheque devolvido?

Assim que o cheque é emitido, ele tem 30 dias para ser utilizado se for na mesma cidade e até 60 dias se situados em outros locais. Eles tem um prazo de prescrição de 6 meses e se houver qualquer tipo de devolução, como por exemplo uma devolução de cheque motivo 22, você pode reapresentá-lo em até 2 dias úteis. 

O que são os motivos de devolução de cheques?

Existem diversos motivos de devolução de cheques e cada código carimbado no verso de um cheque corresponde ao porque ele não pode ser retirado da conta do emissor. Os motivos das devoluções de cheques são classificados em grandes categorias tais como: Cheque sem provisão de fundos; Impedimento ao pagamento; Cheque com irregularidade; Apresentação indevida; Emissão indevida; A serem empregados diretamente pela instituição financeira contratada. Os motivos podem ser bastante variados desde divergências na assinatura que é o caso da devolução de cheque motivo 22 e podem chegar até a motivos mais sérios como cheques roubados.

O que significa divergência ou insuficiência de assinatura?

A divergência ou insuficiência de assinatura ocorre quando a assinatura que consta no cheque não bate com o que consta nos documentos do banco. O banco não faz a liberação do valor e deixa a cargo do emissor do cheque resolver essa situação, já que neste caso, é ele quem deve fazer outro cheque e assinar como consta nos dados bancários.

Tabela com os motivos de devolução de cheques (escrito)

ClassificaçãoMotivoDescrição
Cheque sem provisão de fundos / Motivo 11 / Cheque sem fundos – 1ª apresentação
Motivo 12 Cheque sem fundos – 2ª apresentação
Motivo 13 Conta encerrada
Motivo 14 Prática espúria (diversos cheques emitidos sem fundos)
Impedimento ao pagamentoMotivo 20Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio de folhas de cheque em branco
Motivo 21Cheque sustado ou revogado
Motivo 22Divergência ou insuficiência de assinatura
Motivo 23Cheques emitidos por entidades e órgãos da administração pública federal direta e indireta, em desacordo com os requisitos constantes do art. 74, § 2º, do Decreto-Lei nº 200, de 25.2.1967
Motivo 24Bloqueio judicial ou determinação do Banco Central do Brasil
Motivo 25Cancelamento de talonário pelo participante destinatário
Motivo 26Inoperância temporária de transporte
Motivo 27Feriado municipal não previsto
Motivo 28Cheque sustado ou revogado em virtude de roubo, furto ou extravio
Motivo 30Furto ou roubo de cheque
Motivo 70Sustação ou revogação provisória
Cheque com irregularidadeMotivo 31Erro formal (sem data de emissão, com o mês grafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso)
Motivo 33Divergência de endosso
Motivo 34 Cheque apresentado por participante que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso-mandato
Motivo 35Cheque fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do participante (“cheque universal”), ou ainda com adulteração da praça sacada, ou ainda com rasura no preenchimento
Apresentação indevidaMotivo 37Registro inconsistente
Motivo 38 Assinatura digital ausente ou inválida
Motivo 39 Imagem fora do padrão
Motivo 40Moeda inválida
Motivo 41Cheque apresentado a participante que não o destinatário
Motivo 42Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensação em que apresentado
Motivo 43 Cheque, devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução
Motivo 44Cheque prescrito (passou o prazo de apresentação)
Motivo 45Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante Ordem Bancária
Motivo 48Cheque de valor superior a R$ 100,00 (cem reais), emitido sem a identificação do beneficiário
Motivo 49Remessa nula, caracterizada pela reapresentação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 20, 25, 28, 30, 35, 43, 44 e 45
Emissão indevidaMotivo 59Informação essencial faltante ou inconsistente não passível de verificação pelo participante remetente e não enquadrada no motivo 31
Motivo 60Instrumento inadequado para a finalidade
Motivo 61Item não compensável
Motivo 64 Arquivo lógico não processado / processado parcialmente
A serem empregados diretamente pela instituição financeira contratadaMotivo 71Inadimplemento contratual da cooperativa de crédito no acordo de compensação
Motivo 72Contrato de compensação encerrado

Veja também:

Como funciona a letra de câmbio?

É hora de investir em IVVB11? Análise

Que tipo de investimento rende mais?

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.