Dicas de como evitar compras por impulso

Evitar compras por impulso é a chave para conseguir melhorar a sua vida financeira e não correr o risco de gastar dinheiro com itens desnecessários.


Para tanto, é preciso que você não só tenha em mente quais são os seus objetivos pessoais como também utilize aplicativos e listas que evitam as compras impulsivas.

Publicidade

Continue lendo este post para saber como você pode acabar com a realização desse tipo de compras de uma maneira simples, prática e altamente eficaz:

Compras por impulso

1 – Pesquise bem os preços

Pesquisar bem os preços é uma excelente forma de evitar compras por impulso. Por isso, antes de fechar a sua compra em qualquer site ou loja física, pesquise bem os preços e compare-os para saber qual a sua melhor opção.


Ao fazer isso, você poderá não só economizar, como também pensar se aquele item que você deseja adquirir é realmente necessário ou apenas uma vontade passageira.

Atualmente, a internet é um grande aliado de quem deseja economizar dinheiro e ainda conseguir um produto de qualidade. Utilize esse recurso a seu favor e acesse vários sites antes de decidir em qual deles você irá comprar.

2 – Evite comprar coisas desnecessárias

Evitar comprar coisas desnecessárias é um verdadeiro desafio para quem faz compras por impulso. Felizmente, existem alguns truques que ajudam nesse tipo de situação, como enrolar a si próprio para não fechar uma compra específica.

Para isso, comece a dar desculpas para si mesmo e evite pensar ao máximo naquele produto que você tanto deseja adquirir. Quanto mais você conseguir segurar a compra, melhor.

Durante esse período, você terá a chance de avaliar com tranquilidade se aquele item é realmente necessário. Além disso, ao refletir bem a compra, você também irá ver se o valor que deseja gastar entra ou não no seu orçamento.

3 – Faça uma lista para evitar compras por impulso

Fazer uma lista para evitar compras por impulso é uma excelente forma de não prejudicar o seu orçamento. A dica aqui é que você anote não só a sua renda, como também os seus gastos, vontades e necessidades.

Você pode aplicar isso em qualquer momento da sua vida. Por exemplo, antes de fazer as compras do seu supermercado, faça uma lista com tudo que tem na sua casa para não repetir os itens.

Caso você não tenha facilidade em criar listas, recorra aos aplicativos e sites que ajudam na organização da vida financeira. Eles são grande aliados para quem deseja acabar com as compras por impulso.

Aplicativos para aumentar a produtividade

4 – Dê prioridade aos seus sonhos

Quais são os seus sonhos? Elabore uma lista das suas metas financeiras, profissionais e pessoais para ter uma ideia clara do que você realmente deseja conquistar.

Depois disso, deixe a lista em um lugar de fácil acesso que você possa ver diariamente. Isso irá lhe dar forças para evitar as compras feitas por impulso e para conseguir alcançar os seus objetivos.

Ao priorizar os seus sonhos, você dificilmente fará compras desnecessárias que podem atrapalhar o alcance das suas metas.



Convite Pag Bank

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.