Empréstimo com garantia FGTS como solicitar e quais bancos fazem?

Empréstimo com garantia FGTS

Os empréstimos podem ser uma boa maneira de sair do aperto, realizar um sonho ou adquirir um bem de alto valor sem precisar passar anos economizando. Ao mesmo tempo que é uma solução, é preciso também se atentar às condições impostas e ver qual instituição financeira te oferece as melhores taxas e prazos de pagamento para não acabar assumindo uma obrigação financeira que você não consegue cumprir. O empréstimo com garantia FGTS é uma modalidade de crédito bem diferenciada e com diferentes finalidades nos mais variados bancos. Neste artigo vamos te ensinar o que é o Empréstimo com garantia FGTS, como solicitar e quais bancos fazem.

Saiba Mais:

Solicite já o seu Empréstimo Online Caixa Consignado Com Garantia FGTS

Solicitar o Empréstimo Ibi Digital Liberado em até 24hrs

Solicitar empréstimo Pessoal Just‎ com a menor taxa de juros do mercado

Como funciona o empréstimo com FGTS?

O empréstimo com garantia FGTS é uma linha de empréstimo comum na modalidade pessoal, no sentido de que o banco não precisa de uma razão específica para você solicitá-lo. Ele possui algumas particularidades como o valor que você pode pedir emprestado tem que ser igual ou menos do que o que você possui na sua conta FGTS e as parcelas não podem comprometer 30% do seu salário. Ele é voltado principalmente para trabalhadores do regime CLT (carteira assinada) e utiliza o saldo depositado pelas empresas no FGTS como uma espécie de seguro, já que se o trabalhador vier a ser demitido por exemplo as parcelas continuarão sendo pagas tendo um risco de inadimplência baixíssimo. As regras do empréstimo com garantia FGTS variam de banco para banco e é preciso consultar suas particularidades, por isso, separamos informações super válidas nos tópicos abaixo sobre o empréstimo com garantia FGTS nas mais diversas instituições financeiras.

Empréstimo com garantia FGTS Caixa

O empréstimo com garantia FGTS da Caixa, por ser um banco que tem a tutela das contas do FGTS e faz o pagamento de benefícios aos trabalhadores e tem convênio com o governo apresenta as menores taxas dentre os bancos citados aqui. Para solicitar o seu, é preciso ter vínculo empregatício na atual empresa por pelo menos um ano e o prazo máximo estipulado pela Caixa é o pagamento do valor em até 48 meses.

Empréstimo com garantia FGTS Bradesco

O uso do empréstimo com garantia FGTS do Bradesco é mais limitado e só serve para algumas finalidades como ofertar um lance, complementar uma carta de crédito, amortizar prestações ou liquidar um saldo devedor depois de adquirir uma carta de crédito. O Bradesco só permite o uso do empréstimo com garantia FGTS da Caixa para imóveis e dívidas relacionadas à habitação. É preciso consultar as condições do banco que são muitas e você precisa estar empregado há pelo menos 3 anos para conseguir se beneficiar .

Empréstimo com garantia FGTS Itaú

O empréstimo com garantia FGTS Itaú pode ser utilizado similarmente ao Bradesco somente para finalidades relacionadas à habitação.  O empréstimo com garantia FGTS Itaú só pode ser utilizado para pagamento da entrada do valor do imóvel, amortização extraordinária ou liquidação do saldo devedor do seu financiamento (somente após a contratação) ou aquisição à vista do imóvel (serviço disponível somente para correntistas). Para conseguir o empréstimo com garantia FGTS Itaú  você deve ter no mínimo 36 depósitos na conta do FGTS e não possuir nenhum imóvel recém adquirido (nos últimos 2 anos).

Empréstimo com garantia FGTS Santander

No Santander, o empréstimo com garantia FGTS é da modalidade consignado e obedece às mesmas regras de todo empréstimo com garantia (prazo de 48 meses, limite de 30% da renda etc.). Nele não existe uma finalidade bem fixada como no Bradesco ou Itaú, você podendo solicitá-lo a qualquer momento desde que seja cliente do banco e preencha os pré-requisitos.

Empréstimo com garantia FGTS Banco do Brasil

O Banco do Brasil, juntamente com a Caixa foi o impulsionador do uso do FGTS como garantia em empréstimos para as outras instituições bancárias. Dessa forma, ele funciona de maneira similar. Para solicitar o seu, Empréstimo com garantia FGTS Banco do Brasil é preciso ter vínculo empregatício na atual empresa por pelo menos um ano e o prazo máximo estipulado para o pagamento do valor em até 48 meses.

Como fazer empréstimo consignado com garantia do FGTS?

Alguns bancos oferecem a modalidade de empréstimo  consignado com garantia do FGTS. Para solicitar um, basta verificar qual instituição financeira dispõe dessa modalidade, já que não são todos os bancos que utilizam o empréstimo com garantia FGTS para essa modalidade (no artigo citamos uma: Santander) e solicitar o seu diretamente em uma agência. 

Pode pagar empréstimo consignado com FGTS?

Você pode pagar sim um empréstimo consignado com parte do valor da sua conta FGTS, você só deve consultar e se atentar as instituições que dispõe dessa modalidade de empréstimo e se atentar às regras gerais do uso da conta FGTS para isso. Ele tem condições bem específicas como o valor da parcela se limitar a 30% da sua renda, você só poder solicitar um valor menor do que o valor depositado lá, manter 10% do valor como garantia caso você venha a ser demitido sem justa causa mas ainda possa quitar suas obrigações financeiras do empréstimo etc. 

Taxas de juros empréstimo consignado com garantia do FGTS

As taxas de juros do empréstimo consignado com garantia do FGTS costumam ser menores do que na maioria das modalidades mais comuns justamente por possuir uma garantia. Essas taxas variam de banco para banco mas giram em torno de 1,7% a 1,9% a.m. enquanto nos empréstimos normais essas taxas podem ser de 4 a 5 % a.m.

Quais são os benefícios do empréstimo consignado FGTS?

Os principais benefícios do empréstimo consignado FGTS são as taxas menores. O empréstimo não é dos mais fáceis de se conseguir possuindo um grande número de restrições e burocracias mas as taxas menores fazem muito a diferença principalmente para a aquisição de bens de alto valor como os imóveis. Além disso, a conta FGTS é um dinheiro pertencente ao trabalhador que acaba não sendo utilizado por ter tão poucas finalidades e usos permitidos atualmente, sendo o empréstimo consignado FGTS uma modalidade de uso desse dinheiro. 

Saiba Mais:

JBCred Empréstimo Pessoal

Solicitar empréstimo PagBank

Conheça o empréstimo pessoal Crefisa

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.