Empréstimo em Bancos Digitais: Como funciona? Vale a Pena?

Empréstimo em Bancos Digitais

Hoje em dia, com os avanços e aumento das dificuldades em todas as áreas sociais, ter à nossa disposição empresas com uma gama de modalidades de empréstimos pode ser sobremaneira muito vantajoso. Acompanhe nosso artigo.

Saiba Mais:

Como fazer o Empréstimo Sicoob? Passo a Passo

Como solicitar o empréstimo pessoal da Caixa?

Como Fazer Emprstimo Sem Comprovar Renda?

No momento em que o orçamento aperta, e as contas não fecham, ou em meio à uma dificuldade pontual não prevista, à necessidade de socorro financeiro é evidente. Sabemos que tais opções eram outrora dificultadas e muito mais burocráticas, hoje temos uma cartela muito mais vantajosa e de rápido acesso.

Além disso, podemos cada vez mais ver que bancos considerados tradicionais tem se adequado a esse crescimento, se curvado assim a efetivação de transações de forma online. Para seus clientes, essa é uma ótima opção, pois que diminui desde o tempo gasto para efetivações, quanto valores cobrados por tais finalizações necessárias de modo presencial, e suma, os dois lados saem ganhando, pois nem o cliente paga muito caro pelo serviço solicitado, nem as financeiras gastão mão de obra e serviços em grande escala.

Empréstimo em Banco Digital: O Que É

Bancos digitais são alternativas criadas com intuito de facilitar o acesso a bancos, ou seja, nada mais nada menos que um banco comum. Tais opções, tem passado por uma crescente onda de interesse por parte de seus clientes, grande parte das agências e bancos tem se atrevido a encarar essa nova fase de mudanças após o surgimento emergente das fintechs, empresas essas que tem ganhado seu espaço preferencial no mercado financeiro de trabalho e comércio, trazendo ao Brasil e ao mundo uma onda alarmante de facilidades e benefícios, assim como também uma procura em massa por tais serviços.

A cada dia que se passa, os modelos de empréstimos se tornam mais robustos e flexíveis para clientes que necessitam de quantias em dinheiro ou de opções de crédito para efetuar quaisquer operações, como capitalização ou investimentos. À

Facilidade e comodidade nos dias de hoje é o maior atrativo de tais instituições.

Empréstimo em Banco Digital Vale a Pena?

A pergunta que não quer calar é: será que solicitar empréstimos em bancos digitais valem mesmo a pena? Como já citamos, bancos digitais são Bancos! Isso mesmo, bancos assim como qualquer outro tradicional, valem à pena, é uma pergunta automaticamente respondida em vista da situação, já que os bancos conhecidos como tradicionais têm trocado suas características como forma de se adequar a necessidade de seus clientes e parceiros.

No caso de uma necessidade ou desejo de troca de um banco tradicional para uma fintech, saibamos que tudo que diz respeito a um banco tradicional, é encontrado em tais.

Sendo assim fizemos uma lista de benefícios e vantagens para que você tire suas conclusões:

  • Contratação facilitada, que pode ser efetuada diretamente do conforto de sua casa;
  • Custos bem mais baixos que em outros bancos tradicionais;
  • Simulação liberada em quantas vezes queira;
  • Comparação facilitada entre taxas de diversos bancos;

Como Funciona o Banco Digital?

Os Bancos Digitais compartilham de algumas particularidades com os demais bancos tradicionais mais conhecidos, mas vale ressaltar que cada um com suas particularidades e diferenciação. Sua forma de funcionamento, assim como os serviços dispostos, é na maioria das vezes os mesmos, tais empréstimos podem ser consignados ou pessoais, tanto com garantia ou não, são variados tipos de serviços para seus clientes.

A maior diferença é a disposição de contratar seu serviço de forma online, desde a contratação dos créditos quanto ao seguimento vindouro da dívida, podendo-se assim de forma prática e rápida efetuar consultas gerais, desde saques, situação, até parcelas restantes.

No que diz respeito às financeiras clientes tem se queixado de o processo ser cada vez mais cansativo, isso devido suas idas e vindas as agências e também por conta das exigências que lhe são requeridas. À quantidade de documentos em cópia que são requeridas e os vários encontros marcados, os clientes além de terem de levar cada papel, ainda tinham de esperar um longo prazo de resposta para o envio da resposta do banco de aprovação ou negativa.

Com as fintechs e bancos onlines, o cliente faz seu cadastramento no site da empresa se tornando assim cliente da mesma, após isso seus dados estarão fixados e toda e qualquer solicitação será facilmente finalizada do conforto de seu lar.

Com as fintechs ou bancos digitais, o cliente tem a possibilidade de se levar nem por email tantos papéis, basta que o solicitante envie todos os documentos solicitados por meio de fotos tiradas de seu celular mesmo, e as envia por email ou whatsapp.

Quanto é a Taxa de Juros no Banco Digital?

À primeira dúvida que nos sobrevêm à mente mediante o processo de solicitação é sempre à taxa de juros que vem somada a tais transações, Quais serão as tarifas somadas? e os juros oferecidos? Para tais perguntas, não existe uma resposta conclusiva, a única possível de se assimilar e se subjugar a taxa efetiva total, vindoura da somatória de todas as tarifas e custos, no caso do banco digital, será menor. 

Dentre os vários motivos, não ter a necessidade de uma equipe presencial, tais custos não incidirão no crédito que o cliente irá pagar. 

Sabendo que as taxas de juros são definidas de banco para banco e sendo direcionado mediante o perfil do cliente.

São muitas as plataformas onlines, como o Digio, ou Geru, que podem obter tarifas e juros mais baixos, em sua maioria essas instituições são favoráveis nesses aspectos. Basta que o cliente deixe explícito à empresa que realmente poderá efetuar o pagamento de sua dívida. 

Na Geru, por exemplo, o comprovante de rendimentos é algo muito importante. Já como exemplo o Banco Digio, além de solicitar sua renda fixa, o relacionamento com seu gerenciamento de cartão de crédito é algo muito relevante. Sendo assim, um banco 100% digital pode disponibilizar uma tarifação de juros bem inferior para o caso da solicitação de um crédito consignado nesse exemplo, de apenas 2% mensais, enquanto outros podem aplicar taxas de até 8% mensais para um crédito pessoal sem desconto em folha, ou seja de caráter pessoal.

Banco Digital ou Financeira para Fazer Empréstimo?

Inúmeros bancos, e diversificadas financeiras e fintechs se tornaram agentes encarregados de disponibilizar empréstimos para o público interessado. Mas avaliando, será que realmente vale a pena solicitá-los em um banco digital ou em uma financeira? Na realidade, não há muita diferença entre essas duas entidades comerciais financeiras, já que tanto uma quanto a outra cumprem papéis semelhantes com características bem parecidas no momento de disponibilizar suas linhas de financiamento.

Alguns bancos dispõe de um braço financeiro exclusivo para disposição de crédito . Nesta remanescência podemos citar o Banco Votorantim, que é parceiro da BV Financeira em soluções e linhas de crédito.

Uma divergência entre essas instituições financeiras tradicionais é que os bancos tradicionais têm a exigência de disponibilizar seus serviços apenas para clientes de sua lista, ou seja correntistas do mesmo.

Na financeira, tais requisitos não são tão necessários. Mas é necessário se levar em conta que esse é um dos motivos para as taxas de juros serem mais altas que as dos bancos, isso se intensifica quando a solicitação de crédito não é feita de forma consignada ou não está assegurada a alguma garantia.

Empréstimos Pessoais de Bancos Digitais       

Empréstimos pessoais são disponibilizados com maior facilidade em bancos digitais. Isto é, entendemos por empréstimos pessoais todo crédito disposto livremente de para que se usar, e valor à se constatar possibilidade de pagamento. 

Veja algumas opções de empréstimo pessoal em bancos digitais:

  • Digio: dispõe de empréstimo Pessoal, e de forma mais facilitada, na modalidade pessoal esse está disponível com um teto de até R$ 30.000 e seu pagamento poderá ser dividido em até 24 parcelas mensais
  • Banco do Brasil Empréstimo Automático: Um banco tradicional e não 100% digital, dentre vários, mais esse produto está à disponibilização dos clientes do Banco do Brasil, e que pode ser solicitado diretamente através de seu respectivo aplicativo, mais lembrando que tal serviço é exclusivo para correntistas.
  • Banco Inter: Dispõe de uma área de disponibilização de empréstimos que utiliza o imóvel como garantia;
  • Citibank Crédito Digital: Uma opção de empréstimo pessoal disponibilizado com taxas e juros bem mais baixos. É necessário que se tenha um bom relacionamento com o mesmo e  um limite pré-aprovado;
  • Next: Uma versão digital do banco Bradesco, que se especializou em empréstimos onlines;