Entrevistas virtuais requerem os mesmos cuidados das presenciais

Entrevistas Virtuais

Entre as diversas áreas impactadas pela pandemia, uma que com certeza tem mostrado extrema capacidade de se reinventar é a de Recursos Humanos.

Saiba mais

Portabilidade de crédito imobiliário teve crescimento de 200% em 2019, segundo BC

Contratação de mulheres cresce 69% no mercado financeiro

Mudança de Carreira: Como saber se esta é a hora certa?

Brasil e Paraguai fecham acordo para livre comércio de veículos

Contratação: Veja quais itens são avaliados pelos selecionadores

Para os profissionais do setor, foi um período de grande aprendizagem, já que tiveram que se adaptar rapidamente para atender aos clientes de forma completa, estratégica e sem abrir mão da qualidade em todos os processos. Por conta da necessidade de distanciamento social, muitos clientes precisaram dos serviços de consultorias especializadas, que acabaram se tornando, efetivamente, o braço direito deles.

Entre as prestações de serviços mais procuradas neste período está a contratação para postos criados exclusivamente para as demandas do período de isolamento, o que exigiu das consultorias maior agilidade e assertividade nos processos seletivos.

Com isso, destaco uma das principais mudanças surgidas com a pandemia: as entrevistas virtuais. Com o avanço da tecnologia e o uso ilimitado de aplicativos de vídeos, esse formato de entrevista pode até parecer simples, mas não é bem assim. Ele exige diversos cuidados para garantir o melhor resultado ao candidato.

Até mesmo para nós da Soulan, que já utilizávamos as entrevistas on-line em nossos processos, foi um grande desafio, porque sempre privilegiamos o contato mais próximo e humanizado com os candidatos. Mas também nos adaptamos e aprendemos que é possível manter a qualidade e a confiabilidade do processo seletivo mesmo à distância.

No começo ficamos com certo receio de que o distanciamento social impactasse os resultados. Nossas dúvidas giravam em torno de como seriam as avaliações, como o candidato conseguiria se adaptar e se o cliente aceitaria que todo o processo fosse on-line. Hoje, após cinco meses, contabilizamos muito mais ganhos do que perdas com a situação.

Para tornar a experiência do candidato mais tranquila, criamos algumas técnicas para realizar as entrevistas remotas, que estão garantindo a mesma eficiência, qualidade e assertividade das presenciais. Para tanto, criamos um ambiente amigável, que deixa os candidatos mais à vontade e acolhido. Reconhecemos que as entrevistas remotas não são fáceis, e muitos candidatos travam diante do vídeo, mas a nossa função como profissionais de RH é fazer com que eles se tranquilizem e sintam-se seguros para contar suas trajetórias de vida e experiências profissionais.

Se você tem agendada uma entrevista on-line, prepare-se seguindo as dicas a seguir.

Preparação prévia – As mesmas regras para uma entrevista presencial devem ser seguidas na on-lie. É fundamental pesquisar sobre a empresa que está contratando – isso pode ser feito visitando seu site, lendo matérias relacionadas ao setor, aprendendo o nome dos principais executivos etc. Prepare-se também para as diversas possibilidades de perguntas que podem ser relacionadas a conhecimentos técnicos e à sua trajetória pessoal. Responder com segurança esse tipo de questionamento demonstra seu interesse e dedicação ao processo de seleção.

Boa postura – Não é porque a entrevista será a partir de sua casa que você pode aparecer no vídeo de qualquer jeito. Cuide de sua aparência e vestimenta, agindo como se estivesse indo a uma entrevista presencial. Lembre-se de que os entrevistadores sempre consideram diversos pontos durante a conversa, entre eles a boa postura, e pequenos detalhes podem ajudar a avançar no processo.

Envolva a família – Avise seus familiares e outras pessoas que residem na mesma casa que você irá participar de uma entrevista on-line, portanto precisará de um ambiente calmo e quieto para poder focar no entrevistador e em suas perguntas. Com as pessoas trabalhando de casa, o cancelamento das aulas presenciais e a rotina do lar se misturando com o trabalho, é comum o ambiente ficar mais agitado. Por isso a recomendação é evitar barulhos que podem incomodar o entrevistador e fazer com que o candidato perca sua linha de raciocínio.

Foco nas habilidades – Durante a entrevista, o recrutador avalia tanto as competências técnicas como as comportamentais do candidato. Atualmente, as habilidades comportamentais estão mais em evidência para diversos cargos e, diante disso, o profissional de RH busca entender e conhecer todo o contexto de vida do candidato durante a entrevista. Portanto é fundamental destacar conquistas que você considera importantes na sua formação e no seu desenvolvimento pessoal também.

Siga essas recomendações, treine sua postura frente ao vídeo e fique tranquilo. Também se lembre de que todos os demais candidatos estão passando pelos mesmos desafios. Com preparo e confiança, você tem grandes chances de se destacar.