Especialista explica os cuidados ao realizar compras online em tempos de crise

Mercado Online

Em tempos de crise econômica e boa parte do comércio fechado, os serviços online e delivery se tornam opções mais práticas e até mesmo segura. Como já noticiado aqui pelo site Konta Azul, o mercado online ganhou a população em tempos de isolamento. No entanto, este é o período perfeito para que as pessoas caiam em golpes de cartões de crédito, promoções, entre outros. Por isso, devemos ficar atentos a essas “facilidades”.

Com isso, a advogada Cristina Sleiman, especialista em educação digital e pedagoga, nos traz dicas de como devemos nos comportar na internet ao comprar um produtos e não cair nestas “armadilhas”. Confira:

“O ponto mais básico e de todos e mais ‘batido’ nos conselhos é ter um antivírus e acima de tudo atualizado, pois a cada dia surgem novas pragas digitais que tentam contaminar os equipamentos e de alguma forma obter algum benefício, entre eles dados bancários principalmente obtidos durante uma compra online.

Existem programinhas chamados de spyware que podem obter o receber tudo que é digitado em determinado equipamento, outros podem habilitar uma webcam, ou câmera de um celular, entre outras ações.

Mas a maior atenção deve estar também nas promoções através de links que prometem milagres. Cuidado pois o link pode direcionar a um site falso que tem por objetivo coletar seus dados ou direcionar a um site que efetua uma compra fake (falsa) e o consumidor nunca recebe seu produto.

Verifique sempre o endereço, procure por sites/empresas conhecidas, verifique se tem o cadeado de segurança, antes de fornecer seus dados. Além disso, procure por empresas que identifiquem sua razão social, CNPJ, endereço e telefone. Estas empresas estão em conformidade com a Decreto do E-commerce e se precisar tomar providências jurídicas será mais fácil.”

Saiba mais

Conheça mais sobre o Score de Crédito

Santander anuncia medidas de crédito para auxiliar clientes na crise

Nubank x Banco Inter: Quem oferece a melhor conta digital

Cartão de Crédito com Restrição SPC e Serasa

Empréstimo negativado é possível. Entenda melhor essa opção