Farmazon lança aplicativo delivery de farmácias

(Foto: Divulgação)

Startup quer levar o serviço para 800 drogarias até o fim do ano

Os smartphones habituaram o consumidor a conveniências. A partir de poucos cliques, é possível pedir refeições, comprar passagens aéreas e até alugar casas e apartamentos. Mas no momento que mais se precisa de agilidade – na hora de pedir remédios da farmácia -, o consumidor ainda está preso ao passado do delivery por telefone. Para mudar esse cenário, a startup Farmazon acaba de lançar seu aplicativo de pedido de farmácias, com mais de 30 mil produtos disponíveis. O usuário escolhe os itens e os recebe em casa em menos de uma hora, sem precisar se preocupar com a disponibilidade em cada loja. Uma plataforma on-line que promete simplificar de forma inovadora os pedidos a farmácias e drogarias.

Entenda o que é taxa Selic e como ela influencia na hora de investir

Softbank adquire 8% do Banco Inter por R$ 760 milhões

A empresa iniciou operações em fevereiro e já projeta alcançar a marca de 800 farmácias credenciadas até o fim de 2019. Inicialmente, o serviço está disponível para a Barra, o Recreio, bairros da Zona Sul e Tijuca. O negócio já nasce com o respaldo de empreendedores de peso: nomes como Marcos Ourívio, da wine.com.br; Marcos Moraes, criador da Webmotors; André Soares de Sá, ex-presidente da Brasilfarma e atualmente na Stone Pagamentos; e João Magalhães Dahl, sócio do banco de investimentos do Banco Brasil Plural são socios-conselheiros. 

Num mercado em que o delivery, mesmo nas grandes redes de drogarias, costuma ser descentralizado, com preços e estoques diferentes em cada loja, a startup usa a inteligência artificial para que o consumidor encontre o que precisa de forma simples e rápida, num só lugar. A plataforma exibirá produtos oferecidos por drogarias parceiras e se compromete a entregar em menos de uma hora a lista de pedidos, mesmo que tenha que buscá-los em mais de um local. Para isso, mantém uma equipe de colaboradores que, a cada pedido realizado, confirma as informações, triangula a operação e monitora os pedidos. A empresa conta ainda com um farmacêutico para tirar eventuais dúvidas por telefone

“Queremos proporcionar um atendimento diferenciado com a garantia de que será feito com segurança, transparência e eficiência”, afirma Rodrigo Robledo, especialista em internet que trabalhou na Agência Fullsix em Portugal e na França. De volta ao Brasil, abriu sua própria agência, a Doctor Web, antes de se entregar à startup. “Depois que comecei pesquisar este universo, vi que havia uma série de problemas nos serviços de delivery de farmácias, como os ruídos frequentes na comunicação e o tempo excessivo gasto no atendimento”.

Ele explica que as farmácias que aderirem ao serviço pagarão à Farmazon uma comissão de vendas de 5%, que inclui a taxa da máquina de cartão. E que nesse primeiro momento a empresa só venderá produtos que não exijam a apresentação de receitas médicas. A entrega, por sua vez, que custa R$ 6,90, será subsidiada pela Farmazon. Futuramente, no entanto, o preço ao consumidor deverá variar de R$ 5 a R$ 10, e a devolver ao cliente eventuais diferenças de preços na forma de cashback.

Da ideia ao APP

Da ideia ao aplicativo, o caminho foi longo e exigiu persistência. Pai de dois filhos pequenos, Robledo constatou, numa daquelas madrugadas em que tudo o que se precisa é de uma drogaria 24h, o quão oportuno seria um serviço de entrega de produtos de farmácia que fosse prático, rápido e eficiente. Após mais de um ano de pesquisa, estruturação e desenvolvimento do APP, ele apresenta a Farmazon ao mercado. 

Um dos principais diferenciais do sistema desenvolvido por Robledo é que ele dispensa o consumidor do trabalho de busca e escolha de uma farmácia, facilitando o processo de compra. Uma vez feito um pedido, um conjunto de sistemas e aplicativos aciona as farmácias mais próximas que podem atender ao consumidor. Se houver mais de uma resposta positiva, o sistema leva em consideração alguns fatores, tais como distância entre loja e cliente, reputação da loja (histórico) e preços sugeridos, para definir a loja vencedora e encaminhá-la para o processamento do pedido. O valor que aparece no aplicativo para o usuário é determinado a partir da utilização de inteligência artificial e machine learning.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.