Fies: Como conseguir a suspensão das parcelas e dos juros de empréstimo

Como conseguir a suspensão de parcelas do fies e juros

O Fies é um financiamento estudantil que busca ajudar estudantes que desejam ingressar na vida universitária, mas não possuem uma renda que seja capaz de ajudar na realização desse sonho. Com ele, você terá a chance de cursar qualquer universidade privada sem a necessidade de se preocupar com as mensalidades, e somente após a conclusão do seu ensino é que você pagará por essas mensalidades ao governo.

Com o surto de Coronavírus que o nosso país infelizmente vivência e com o desemprego que nos assola, mais uma das decisões tomadas pelo governo federal, além de já tomadas várias outros como a disponibilização de auxílio emergencial, foi a de suspender o pagamento das parcelas do Fies (Financiamento Estudantil). O Coronavírus obrigou a população não apenas brasileira, mas como a de praticamente todo o mundo, a aderirem obrigatoriamente o isolamento social, para que a doença não se expandisse e matasse ainda mais gente, do que já tem matado.

A suspensão do pagamento do Fies, medida emergencial tomada desde o mês passado, será de um período de 4 meses, que de acordo com as situações e no caso de aumento do surto da doença poderá durar mais 4 meses. Os juros e acréscimos não serão adicionados e os ex-universitários não precisarão se preocupar, pois o dinheiro que seria para pagamento das parcelas do Fies, poderão servir de ajuda financeira para suas famílias. Essa medida ainda é conversada no plenário e poderá ter ainda modificações.

Você precisa saber também: Receber seguro desemprego em meio ao coronavírus

Como o financiamento estudantil é direcionado principalmente para aquelas pessoas que não têm condições suficientes para arcarem com os custos que a faculdade trás e para pessoas que possuam renda máxima de até 5 salários mínimos, o mais óbvio seria suspender rapidamente esse custo e foi o que deputados de diversos estados do Brasil já fizeram, para que nem os estudantes e nem suas famílias acabem ganhando mais prejuízos além do que a pandemia do Coronavírus já vem trazendo. 

Contudo, esses alunos fiquem ligados para os auxílios emergenciais que o governo está disponibilizando para famílias de baixa renda e que possuam pessoas que trabalham de forma informal, ganhem somente bolsa família ou possuam a renda do Cadastro Único, pois elas também poderão receber o auxílio Coronavoucher, de R$ 600,00 por 3 meses, para ajudar as famílias a se manterem durante essa 

Como conseguir suspensão do pagamento do Fies

Essa medida emergencial tomada, vale tanto para alunos que não cursam mais a universidade e estão efetuando ainda seus pagamentos, quanto para os que cursam. Porém, caso você deseje suspender o Fies por esse ou outros motivos, você pode entrar no site do SisFies e realizar a suspensão do seu financiamento. Após essa suspensão de 2 meses, você poderá voltar a fazer uso do Fies e caso não deseje mais fazer uso do mesmo, você terá que realizar o seu cancelamento.

Para a suspensão será necessário seu CPF e senha (já cadastrada no site).

Medidas como essa e muitas outras têm sido tomadas por todos os governantes do país para que as famílias brasileiras não saiam ainda mais prejudicadas desse surto de Coronavírus que não sabemos até quando poderá durar.

Os benefícios que as famílias têm recebido pelo fato de o Coronavírus não permitir que as mesmas trabalhem, não podem ser vistos como vantagens. São sim, uma ótima ajuda para o complemento da renda familiar, porém o país não pode ficar parado, para que a economia do país não estanque e não venhamos a se tornar um país pobre. Por isso, é necessário que nós nos isolamos e que tomemos as devidas precauções para que essa doença venha ser expulsa do nosso país.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.