Golpe usando nome do Nubank atinge mais de 25 mil brasileiros

A mensagem do golpe
A mensagem do golpe (Foto: Reprodução)

Um golpe utilizando o nome e a marca do Nubank atingiu mais de 25 mil brasileiros nesta semana pelo WhatsApp. O texto do golpe vendia um negócio de cartão de crédito, como se fosse uma comemoração de aniversário da fintech, com um limite de até R$ 12 mil, com aprovação imediata e sem consulta ao SPC ou Serasa.


Confira outras novidades que você irá gostar!

Economia cresce 0,4% e Brasil escapa de recessão no 2º trimestre

Confira as vantagens de contratar o financiamento Santander

Saiba mais sobre o Nubank

Como funcionava

O golpe vinha com um link para a página convitenu.online e era indicado para resgatar uma suposta promoção. O golpe usa o nome do site Seu Crédito Digital, portal de notícias financeiras, para dar mais veracidade as informações. É solicitado que a vítima responde três perguntas e encaminhe o falso texto a cinco amigos. A empresa Seu Crédito Digital informou que não fornece serviços desse tipo.

Texto compartilhado no WhatsApp
Texto compartilhado no WhatsApp (Foto: Reprodução/Twitter)

O laboratório dfndr lab, especializado em segurança digital da PSafe, o golpe está no ar a menos de 24 horas e foi compartilhado por mais de 25 mil brasileiros. Os especialistas afirmam que os golpistas ganham dinheiro com o compartilhamento e publicidade, sendo que o serviço que é vendido não existe.


O Nubank emitiu uma nota publicada pelo site TechTudo onde esclarece o ocorrido.

“Esse tipo de atividade é crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse, além de solicitar que o site seja tirado do ar imediatamente.

Quem recebe uma comunicação deste tipo deve ficar atento a alguns pontos que indicam que ela não é verdadeira. O Nubank não distribui convites para seus produtos via redes sociais e não libera o cartão de crédito sem análise.

Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, email ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. É importante também reportar o email como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.

Estas e outra dicas sobre como evitar este tipo de golpe estão disponíveis em https://blog.nubank.com.br/golpes-cartao-nubank/

Também ao TechTudo, o site Seu Crédito Digital também esclareceu a situação.

“É importante reafirmarmos que somos um site de notícias diárias, portanto, não oferecemos empréstimos ou crédito para ninguém. Recebemos relatos de leitores e identificamos algumas empresas na Internet que utilizam nosso nome ou marca para aplicar golpes, oferecendo serviços que não prestamos. Em relação a isso, estamos tomando as devidas providências legais.”



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.