Google pode lançar serviço de conta pré-paga no Brasil

Google

O Google pode ser a mais nova empresa a investir em conta digital pré-paga no Brasil. Ao menos é o que mostra o relatório do Banco Central de contas em análise para serem efetivadas no país.

Como na maioria dos países, para uma conta bancária ser ativada, ela precisa passar por uma análise dos órgãos competentes. Dentre as empresas que aguardam a análise se encontra o “​Google Brasil Pagamentos Ltda.” (Confira a foto abaixo).

Google se destaca em relatório do Banco Central (Foto: Reprodução/BCB)

Neste método de conta pré-paga, o serviço seria para emitir cartões de vale-refeição e pré-pagos para compras em nome da companhia, que recarrega a conta periodicamente. Um exemplo disso é o Nubank que, dentre os mais variados serviços, oferece a opção de cartão pré-pago.

Atualmente, o Google utiliza o sistema de pagamentos para usuários no Youtube que possuem contas monetizadas por meio de transferências internacionais para um banco local, e que gera um custo pelo serviço (taxas de transferências internacionais e outros tributos). Cada banco realiza a cobrança sobre o serviço de sua maneira.

Conta Google nos Estados Unidos

No final de 2019, o Wall Street Journal havia informado que o Google estava interessado em oferecer contras correntes para os norte-americanos no ano de 2020. Mais um indício de que a empresa estava investindo no mercado de bancos e se tornar concorrentes de empresas como Nubank, Inter e Neon.

O período de pandemia do coronavírus e o aumento no uso de contas digitais pode ser o grande caminho para o Google lançar sua conta no Brasil. Por enquanto, a empresa não se pronunciou sobre o assunto.

Atualização

Em contato com a redação do Konta Azul, a assessoria do Google Brasil emitiu o posicionamento oficial sobre o pedido ao Banco Central:

“O Google Brasil esclarece que o pedido de autorização de arranjo e instituição de pagamentos em análise no Banco Central está relacionado à emissão de vales-presente (gift cards) para compras no Play Store. O serviço encontra-se em operação.”

* Atualizado às 17:29 do dia 18/05/2020

Saiba mais

Nova regra do cartão de crédito: especialista tira dúvidas sobre taxas de câmbio

Banco Neon reduz juros e aumenta prazo para parcelamento do cartão de crédito

Aplicativos para aumentar a produtividade

Senado deve aprovar projeto que limita juros do cartão de crédito e cheque especial

Banco Central mantém lista de juros de bancos para consulta

Relatório do Banco Central prevê queda da taxa Selic em 2020, mas aumento em 2021

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.