Governo anuncia mudanças no sistema de crédito imobiliário

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou em suas redes sociais que mudará as regras de concessão de crédito imobiliário, a fim de reduzir as taxas de juros do financiamento de imóveis. Esta nova modalidade deve ser lançada na próxima terça-feira pela Caixa Econômica Federal.

Comissão libera uso do FGTS para pagar curso superior e fazer cirurgias

Em um live em suas redes sociais ao lado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Bolsonaro disse que os créditos emitidos pelo banco estarão, a partir de agora, com o custo indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice que mede a inflação no país.

“A Caixa vai anunciar na terça-feira uma coisa que vai mudar a vida dos brasileiros”, disse Guimarães na live ao lado de Bolsonaro.

FGTS poderá ser usado como garantia em empréstimos

Esses créditos estão no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), onde o consumidor pode usar o FGTS para pagar as prestações e descontar o saldo devedor do financeiro do imóvel. Com o SFH, é possível comprar imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

Com o financiamento do SFH junto ao FGTS, o crédito habitacional é corrigido pela Taxa Referencial (TF), acrescida a uma taxa de juros que pode girar em torno de, no máximo, 12% ao ano. O mercado, principalmente do bancos, pratica taxas de até 8%.

IPCA

O IPCA é calculado com dados obtidos ao longo de 30 dias. A variação de preços é comparada com base nos números do período anterior e com valores do que se podia adquirir com certa quantidade de cada bem ou serviço.

Por fim, as taxas mensais do índice podem ser somadas e se obtém a taxa de aumento dos preços para o ano, ou seja, a inflação acumulada para o período atual.

Atualmente, a Caixa detém mais de 70% do crédito imobiliário no país e uma nova política do banco deve ser acompanhada pela concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.