Horário de funcionamento das Agências Bancarias na quarentena

Horário de funcionamento das Agências Bancarias

Para a maioria das pessoas, ir ao banco é quase um pesadelo. Filas longas, esperar horas e horas para ser atendidos. Vale ressaltar que ir ao banco durante essa pandemia está sendo algo assustador só de pensar, as filas aumentaram ainda mais, e com isso o risco de contaminação aumentar.

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Mas você sabe quais são seus direitos? Bacen (banco central), Procon (programa de defesa do consumidor) e Febraban (associação bancária brasileira) são os órgãos que regulam e monitoram dos bancos e se são compatíveis. O Bacen determina que o banco deve trabalhar 5 horas por dia continuamente. Dúvidas sobre o Horário de funcionamento das Agências Bancarias?

Qual é o Horário de funcionamento das Agências Bancarias?

Os horários de abertura e fechamento podem variar dependendo da localização. No entanto, o Bacen afirma que vários bancos com carteiras de negócios, bancos comerciais e Caixa Econômica Federal devem operar entre 12:00 e 15:00. Cabe ao banco central regular feriados e datas em que os bancos não abrem da seguinte maneira:

  • Sábados e domingos;
  • Feriados nacionais, estaduais e locais;
  • Carnaval, Corpus Cristo.
  • Último dia de cada ano.

O Horário de funcionamento das Agências Bancarias de cada banco deve estar definido em um local visível ao público e as alterações devem ser comunicadas em pelo menos 30 dias antes. Incluindo o fechamento por outros motivos que não os destacados acima.

Em alguns dias como véspera de Natal ou quarta-feira de cinzas, os bancos definem horários diferentes. E também há casos de bancos que operam em ocasiões especiais aos sábados. É sempre uma boa ideia consultar o horário de funcionamento das Agências Bancarias.

Qual é o horário de funcionamento dos caixas eletrônicos?

Os caixas eletrônicos estão abertos 24 horas por dia, mas, por razões de segurança, muitos bancos regulam a operação de seus caixas eletrônicos, que começam a operar às 6h e terminam às 22h.

Qual é o tempo máximo de espera permitido?

Não há consenso nas filas porque as leis para eles são locais ou estaduais. Alguns locais permitem um tempo de espera máximo e de 15 minutos, enquanto outros são mais lentos e levam até 20 minutos. Para o tempo da fila dos dias considerados como horário de pico (do 1º ao 10º e do último dia do mês), existe um acordo de que o tempo de espera não deve exceder 30 minutos.

Para descobrir se seu estado ou município possui uma lei de regulamentação de filas, basta consultar o site da assembleia legislativa do estado ou entrar em contato com o conselho da cidade.

Mesmo nos casos em que o local não contenha leis relacionadas, o cliente não deve ser prejudicado. O CDC (Código de Proteção ao Consumidor) afirma que o tempo de espera deve ser razoável, independentemente do serviço.

Febraban também observa que o serviço não excede 30 minutos em dias úteis. No entanto, esta disposição é voluntária e os institutos não são obrigados a participar.

O controle é realizado por meio de senhas fornecidas pelos bancos, que devem sempre conter a hora e a data de início.

E se o tempo de espera ultrapassar o tempo permitido?

Se você esperar muito tempo para realizar uma transação ou ser atendido (a), poderá registrar uma reclamação no SAC (banco de atendimento ao cliente), procurar o Procon em sua cidade, registrar uma reclamação on-line no reclame aqui ou registrar uma reclamação formal no Bacen.

É importante observar que você deve guarda a senha que você recebeu, pois essa é sua prova do tempo de espera na fila.