O que é RDC? O investimento em RDC é seguro?

O que é RDC

Atualmente existem muitas modalidades de investimento e muitas vezes a conhecemos por estarem presentes diariamente nas plataformas das nossas contas bancárias ou digitais. Para quem faz parte de cooperativa de créditos também é possível realizar investimentos de longo prazo e renda fixa, que é o RDC. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o que é RDC e como ele funciona.

Veja também:

Ações HAPV3 Hapvida

Que tipo de investimento rende mais?

Custo de oportunidade

O que quer dizer a sigla RDC?

A sigla RDC é um diminutivo do que chamamos de Recibo de Depósito Cooperativo. O Recibo de Depósito Cooperativo é uma aplicação de renda fixa feita especialmente para quem faz parte de cooperativas de crédito. 

O que é rdc

Como dissemos no tópico anterior, o RDC não costuma ser muito conhecido entre as pessoas físicas como uma aplicação, porque não pode ser solicitado em qualquer banco. O RDC pode ser pedido apenas por cooperados devidamente contribuintes em cooperativas de crédito como a SICOOB por exemplo e cada cooperativa possui suas condições para liberar esse tipo de investimento para os seus cooperados.

Qual é o objetivo da RDC?

Assim como todo investimento, o RDC tem objetivo de deixar um dinheiro que um cooperado possua agora aplicado sendo uma forma de multiplicação do capital. Esse valor fica “guardado” no banco ou no caso, cooperativas, e vai se capitalizando de acordo com as taxas inicialmente estabelecidas. Os tempos de aplicação assim como a taxa podem variar, por isso é importante consultar alguém da cooperativa de crédito especialista no assunto para acabar não se prejudicando.

O que é renda fixa?

Renda fixa são investimentos para quem tem o perfil conservador em investimentos, sendo bastante seguro e com baixos riscos de perda do seu dinheiro aplicado. Ele tem rentabilidade fixa e varia de acordo com alguns índices que dependem da realidade econômica do país como a taxa Selic, inflação, etc.

Quais as diferenças entre o RDC, o RDB e o CDB?

O Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) é um tipo de investimento de renda fixa realizado por pessoas que são cooperadas em cooperativas de crédito, e o funcionamento do RDC é similar ao RDC e CDB, em que o cooperado empresta dinheiro a cooperativas que emitem títulos e permite sua rentabilidade. O RDB e CDB são  Recibos de Depósitos Bancários e Certificados de Depósitos Bancários respectivamente e também são investimentos de renda fixa, em bancos como o próprio nome diz, e as pessoas que investem nesse tipo de renda fixa, são do perfil conservador e emprestam dinheiro para que os bancos emitam títulos e depois de um tempo recebem o dinheiro corrigido com juros acordados inicialmente no fechamento do contrato. Em resumo, ambos, o RDC, o RDB e o CDB não possuem grandes diferenças entre si além do público-alvo e pessoas que podem investir nesse tipo de título e também nos prazos.

Quais são as taxas pagas pelo investimento em RDC?

As cooperativas são conhecidas por isentar seus clientes de muitas tarifas e possuírem taxas reduzidas e com o RDC não seria diferente. As taxas variam muito de cooperativa para cooperativa, mas nas mais famosas como a SICOOB por exemplo, essa rentabilidade varia de acordo com o tempo em que o dinheiro permanece aplicado, mas as taxas da SICOOB por exemplo no RDC são de 0,73% a.m., valor um pouco acima das taxas da poupança.

O que é preciso para investir em RDC?

Para investir em RDC é preciso ser cliente de uma cooperativa de crédito e ver se ela disponibiliza esse tipo de serviço além de verificar os critérios de elegibilidade e conferir principalmente se o seu perfil de cooperado se enquadra no que é solicitado.

O investimento em RDC é seguro?

Podemos dizer sim que o RDC é seguro. Ele é classificado como um investimento de renda fixa só que ao invés de ser realizado comumente em instituições bancárias, é feito por cooperativas de crédito que garantem diversos benefícios para os cooperados como redução em taxas e tarifas. O RDC assim como muitos investimentos de renda fixa busca atender a clientes com perfil investidor mais conservador e que não gosta de arriscar seu dinheiro. Pode ser preciso deixar o valor muito tempo aplicado para que ele realmente gere uma rentabilidade significativa, mas é uma ótima maneira de rentabilizar uma reserva de emergência por exemplo.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.