IPVA atrasado? Pagar o IPVA atrasado no cartão de crédito

IPVA atrasado

O imposto sobre veículos imobiliários IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é administrado pelo Ministério das Finanças e pago por quem possui um ou mais veículos registrados. Seu cálculo é baseado no Valor do veículo e você tem que pagar para licenciar o carro. A situação apertou ou você acabou esquecendo de efetuar o pagamento? Não precisa se preocupar aqui você vai descobrir como pagar seu IPVA atrasado de uma maneira simples e prática.

Saiba Mais:

Solicite já o seu Financiamento de Veículos e Imóvel pelo Konta Azul

Como é feita a avaliação de um carro usado? Descubra Aqui

Financiamento BV financeira como simular

Declaração de veículos: veja o que mudou e como declarar

IPVA atrasado: Quais as formas de pagamentos:

A data de vencimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para Carros é definida pelo modelo do veículo e pelo número final da placa. Esta informação foi publicada por decreto em novembro de cada ano. Para veículos novos, o imposto total ou a primeira parcela deve ser pago dentro de 30 dias após a emissão da fatura da compra.

Geralmente, após um período de atraso, os itens pendentes do veículo são inseridos no campo Dívidas ativas. No caso do IPVA para o ano atual e para os anos anteriores, que ainda não estão incluídos neste cadastro, eles podem ser pagos pelo Guia Estadual de Cobrança (GARE) (Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais), que deve ser criado pelo sistema da Secretaria Financeira:

  • Tenha em mão o código Renavam pronto no seu registro de veículo e certificado de licença (CRLV), (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).
  • Acesse o site oficial pela emissão do documento;
  • Na seção Pagamentos e consultoria Clique em Consultar dívida;
  • Na página seguinte, insira o número Renavam e o número de matrícula do veículo e clique em Consultar.

Deve-se lembrar que o pagamento de impostos está subsequentemente sujeito a um aumento estatutário de multas e juros por pagamentos em atraso. Por esses e outros motivos é tão importante o pagamento em dias do seu IPVA.

Posso pagar o IPVA atrasado no cartão de crédito parcelado?

Pela decisão SF 130/2018, a secretaria de finanças e planejamento permitiu que o contribuinte pagasse o IPVA e outras dívidas de veículos em dinheiro ou parcelado com cartão de crédito ou débito.

Essa prática é realizada por empresas credenciadas e o valor a ser pago mostra juros e outras taxas. No entanto, a reclamação não se aplica a impostos reconhecidos no passivo ativo.

Quanto de juros é cobrado pelo IPVA atrasado?

O IPVA em atraso está sujeitos a um aumento no atraso no pagamento de 0,33% ao dia de atraso até um limite de 20%, calculado sobre o valor do imposto. Após a inscrição na dívida ativa, os aumentos nos pagamentos em atraso atingem 40% do valor original.

Quanto a isso os Juros eles correspondem ao maior valor mensal entre 1% e a taxa de referência do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) (Sistema Especial de Liquidação e Custódia ) para títulos federais. O departamento financeiro publica a tabela mensal com juros acumulados para o cálculo do IPVA atrasado em seu site.

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.