Como participar de um leilão de terrenos seguro? Descubra

leilão de terrenos

Atualmente, principalmente com a crise e desvalorização de imóveis, é importante arranjar alternativas para economizar e o leilão de terrenos pode ser uma delas. Neste artigo separamos tudo o que você precisa saber sobre o leilão de terrenos, como ele funciona, como participar de um leilão de terrenos e até dicas para você não se prejudicar, principalmente se for iniciante no mundo dos leilões. Confira logo abaixo!

Veja também:

Leilão de imóvel Caixa Econômica

Como participar do leilão de carro apreendido 2020

Como funciona Financiamento e Pagamento de Carro e Moto

Como funciona leilão de terrenos?

Um leilão de terrenos funciona de maneira similar leilão de carros e imóveis. Os terrenos estão incluídos nos lotes dos leilões de imóveis e por isso eles acabam obedecendo ás mesmas condições. Uma empresa leiloeira oferece todas as informações sobre os terrenos enquadrados no leilão de terrenos e a maioria deles se encontra nessa modalidade devido leilões judiciais. Por isso é um juiz que concede ao comprador o documento final de posse do terreno adquirido no leilão de terrenos também chamado de carta de arrematação. Essa carta tem a mesma força que um documento como a escritura por exemplo.

Como participar de um leilão de terrenos?

Para participar de um leilão de terrenos basta procurar uma instituição leiloeira confiável e é possível conferir algumas diretamente na internet e dar um lance nos lotes disponíveis no site de leilão de terrenos. para participar é bem simples basta preencher um cadastro inicial com algumas informações pessoais suas e caso você venha a arrematar o seu terreno, deve comparecer presencialmente nos locais indicados com os devidos documentos e principalmente um cheque caução. É importante se atentar que os valores devem ser pagos totalmente à vista, e como os terrenos não são bens tão baratos, é preciso que você realmente se certifique que tem o valor + taxas que eventualmente podem ser cobradas.

Vantagens de comprar um terreno em leilão? 

Sem dúvida, a principal vantagem de comprar um terreno em leilão são os preços bem abaixo do mercado, que permitem que o leilão de terrenos seja até considerado um investimento, já que você não adquire as dívidas atribuídas anteriormente a ele e podendo chegar a adquirí-lo com até 50% a menos do valor que normalmente ele teria se não tivesse ido a leilão.

Vale a pena comprar terreno em leilão?

O processo de compra de um terreno em leilão, como normalmente se dá por vias judiciais, mesmo que demore um pouco, é um processo que garante transparência pois em sua grande maioria são terrenos vindos de processos judiciais e o terreno acaba sendo concedido por um juiz com uma carta de arrematação. Se você deseja lidar com esses pormenores, pode ser uma ótima maneira de economizar para conseguir comprar um terreno.

Quando um terreno vai a leilão?

Um terreno vai para um lote num leilão de terrenos quando uma pessoa opta por adquiri-lo através de um financiamento em um banco como é o caso da Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco etc. que oferecem diversas linhas de crédito nesse sentido. Quando essa pessoa acaba não pagando um determinado número de parcelas, o banco pode pedir por meios judiciais, que o cliente devolva esse imóvel para que o banco acabe não se prejudicando tanto com a inadimplência de um cliente.

Dicas para comprar um imóvel em leilão e não cair em uma cilada

Para você que está começando neste mundo de leilão de terrenos, separamos algumas dicas para que você não caia numa cilada:

  • Se atente às condições do terreno e sua descrição;
  • Procure sites confiáveis;
  • Checar toda a documentação;
  • Visite a propriedade;
  • Planejar os lances para acabar não dando um valor maior do que pode pagar;
  • Confira se arrematar um lote num leilão de terreno realmente vale o preço que você vai pagar buscando sempre a maior economia;
  • Opte por terrenos que estejam sem ocupantes.

Quais são os tipos de leilões online disponível?

Existem algumas modalidades de leilões, e um leilão de terreno funciona de maneira similar a outros tipos de leilão. As modalidades são judicial e extrajudicial. O judicial se refere aquele caso que já citamos de um cliente inadimplente de banco que acaba não pagando parcelas de um financiamento e por isso o imóvel acaba em um leilão de terreno e o extrajudicial normalmente se refere a imóveis que ou não foram vendidos, ou que já passaram pelo processo de desocupação e se encontram vazios, prontos para você arrematar e fazer o que desejar com o terreno.

Como é feito um leilão judicial?

Existem diversos tipos de leilão e eles podem ser feitos em modalidades online e presenciais. Em ambos, você deve entregar documentação pessoal que precisa ser conferida e aprovada antes de poder dar lances em um leilão de terreno. Você dará os lances que desejar e se chegar a arrematar um lote, deve comparecer presencialmente no local designado e na hora para que o juiz assine sua carta de arrematação, que oficialmente funciona como uma escritura. 

Qual o risco de comprar terreno em leilão?

O risco maior em um leilão de terreno é acabar não lendo bem direitinho as especificidades dele e arrematar algo que você não espera. Não é possível desistir de um lance ao comprar um lote no leilão de terreno, portanto, se você já der o lance, ele for o lance de arremate, você já perde os 30% do valor pago em um cheque caução. Além disso se você não optar por um leilão extrajudicial, pode acabar tendo que esperar que o seu terreno seja desocupado, já o trâmite judicial para expulsar um morador de um imóvel é bem complexo e demorado e você dependerá da boa vontade das pessoas em desocupar o local.

Veja também:

Como financiar um carro usado?

Financiamento de Moto no Banco do Brasil

Vale mesmo a pena comprar veículo de leilão