Como saber se a loja online é confiável? Descubra

saber se a loja online é confiável

As lojas online e comércio eletrônico, são empresas que podem ter escritórios físicos ou ser 100% digital. Através dessas plataformas, é possível fazer compras sem sair de casa e paga com o cartão de crédito ou por boleto. Mais muitas vezes ficamos em dúvidas se o site é realmente confiável, pois saiba que existem alguns critérios que devem ser analisados antes de efetuar a comprar, veja cada um deles abaixo.

Veja também:

Como entrar em contato com o Mercado Livre?

Telefones do Banco Toyota

Telefone Banco J Safra

Canais de atendimento ao cliente Banco Itaú

Saiba como verificar se uma loja online é confiável:

As principais informações sobre a empresa geralmente estão na parte inferior do site. Com essas primeiras informações, já é possível pesquisar na Internet para verificar a existência e a reputação da loja online. Se disponíveis, os dados de registro da sede da empresa são exibidos da seguinte forma:

  • Nome registrado;
  • CNPJ;
  • Endereço;
  • Canais de contato (telefone, e-mail, formulário etc.).

Formas de pagamento das lojas online:

Esta é uma etapa que requer muita atenção do consumidor, pois existem alguns métodos de pagamento online que podem validar sua compra. A presença de certificados e / ou selos de segurança pode ser verificada no site de comércio eletrônico. De qualquer forma, essas certificações podem ser falsificadas por fraudadores.

Cartão de crédito:

Antes de fornecer os detalhes do seu cartão, é importante saber que sua senha pessoal nunca é necessária para uma compra. Em vez disso, será solicitado o código de segurança na parte de trás do cartão, um número de 3 a 4 dígitos (CVV / CVC) (Valor de Verificação do Cartão).

A boa notícia é que existem tecnologias que falam pelo consumidor hoje, como o cartão digital. Isso permite que você registre os dados desta versão online do cartão, diferente da física, e assim aumentar a segurança dos seus dados.

Além disso, outros recursos podem ser disponibilizados para pagamento, por exemplo: Boleto Bancário, PayPal, PagSeguro, MercadoPago e PicPay.

Verifique a segurança do site:

Para verificar a segurança da loja online, olhe para a esquerda do endereço da web. É verifique se tem um cadeado como este (🔒) isso significa que o site está protegido. Procure também o termo “https“, Em vez de” http “, ou seja, é um certificado de proteção padrão (SLL) do site.

Pesquisar Reclame Aqui:

Visite o site da Reclame Aqui e procure o e-commerce onde deseja comprar. Em breve, você poderá verificar a reputação da empresa em busca de reclamações. Se você não conseguir encontrar a empresa registrada nesta plataforma, é um bom momento para suspeitar.

Mantenha seu equipamento seguro:

Compras online podem ser feitas a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Para protegê-lo, você pode instalar programas antivírus e firewall para bloquear ações suspeitas. Esses recursos alertam você se algo estiver errado com o site que você está acessando e permitem o acesso a plataformas confiáveis.

Em caso de dúvida, não compre:

Você verificou todos os requisitos e ainda não tem certeza se a loja online é confiável? Siga seus instintos e não compre. Existem milhares de provedores de comércio eletrônico com boa reputação na Internet.