Mercado de Capitais – Estrutura do Mercado de Capitais

Mercado de Capitais

Saber sobre o mercado de capitais e seus tipos de investimentos é essencial antes de optar por algum tipo de investimento. É preciso conhecer a estrutura desse mercado, saber seus riscos, qual a melhor forma de lucrar, qual tipo de investimento mais se adequa ao seu perfil etc. Se você deseja lucrar no curto prazo talvez seja mais interessante investir nesse mercado nas ações ao invés de investimentos de renda fixa por exemplo que acabam necessitando de um tempo de aplicação que varia de 180 dias a 720. Neste artigo, separamos os conceitos básicos sobre o mercado de capitais antes de você decidir investir em algum tipo de investimento disponível. 

Veja também:

Como funciona a letra de câmbio?

Curso Trader Academy Brasil 

É hora de investir em IVVB11? Análise

O que é mercado de capitais?

Mercado de capitais é um ambiente de negociação e é super importante que você aprofunde seu conhecimento nele antes de resolver investir em alguns tipos de investimentos. Ele possibilita que valores mobiliários sejam distribuídos para algumas empresas ou bancos fazendo com que ele era em algum tipo de capital por meio da distribuição desses títulos por parte dos emissores

Como funciona o mercado de capitais?

Mercado de capitais possibilita que empresas lucram através dos tipos de investimentos com a cessão de títulos para investidores e contam com diversos atores nesse sentido como as corretoras/emissoras que são as empresas responsáveis pela distribuição dos títulos a serem capitalizados, por você que decide investir seu dinheiro em algum tipo de investimento e do próprio mercado em si que é o ambiente de negociação. Com exceção das ações, a maioria dos títulos possuem um prazo e taxas definidas no momento da contratação. 

Qual a função do mercado de capitais?

O mercado de capitais permite que empresas lucram a partir da distribuição de seus títulos para investidores garantindo rentabilidade para ambos em sua grande maioria de vezes. Os títulos podem ser aplicados de diversas formas (ações, renda fixa, renda variável, etc.) de acordo com o contrato definido entre as partes (investidor-empresa) sobre taxas, prazos e valores iniciais.

Quem controla o mercado de capitais?

O mercado de capitais não possui um órgão específico que o controle nem seus tipos de investimentos. Ele possui alguns agentes que atuam nele e vários fatores como política, valor do dólar, oferta e demanda etc. podem influenciá-lo. Nesse mercado temos os emissores que são as instituições responsáveis por administrar um título/ação como as corretoras e bancos, possuímos uma instituição que fiscaliza o mercado, a CVM (comissão de valores mobiliários), temos você: o investidor e locais de negociação como a bolsa de valores.

Estrutura do Mercado de Capitais

O mercado de capitais possui diversos tipos de investimentos e formas de capitalizá-los e por isso é importante analisar qual mais se adequa ao seu perfil e o quanto você está disposto a arriscar do seu dinheiro investido. 

Tipos de Mercado

Justamente pelas diversas formas de capitalizar os tipos de investimentos no mercado de capitais, o mercado de capitais permite que você escolha uma das grandes variedades de como deseja lucrar com o seu investimento. Abaixo você pode conferir alguns dos tipos de investimentos fornecidos pelos mercados de ações.

Mercado Primário

O mercado primário é um dos tipos de investimentos do mercado de capitais quando uma empresa decide fazer a oferta e abertura de suas ações pela primeira vez, com ou sem intermediadores como emissoras e podem ser  de renda fixa ou variável de acordo com a disponibilidade da empresa e o que ela espera com aqueles tipos de investimentos. 

Mercado Secundário

O mercado secundário é um dos tipos de investimentos do mercado de capitais que ocorrem quando a empresa que oferta os títulos ou ações já realizou seu IPO (oferta ao público) mas ainda assim deseja continuar cedendo títulos e capitalizando-os. Nesse formato, os vendedores e a empresa acabam lucrando com os tipos de investimentos no mercado secundário.

Qual o órgão responsável por fiscalizar o mercado de capitais?

O órgão responsável por fiscalizar o mercado de capitais e seus tipos de investimentos é a comissão de valores mobiliários (CVM) criada e atuante desde 1976 e vinculada ao Ministério da Fazenda. Muitos desses tipos de investimentos devem ser declarados na sua declaração de imposto de renda principalmente os tipos de investimentos mais lucrativos como ações.

Sobre a Bolsa de Valores no mercado de capitais

A bolsa de valores é um dos ambientes do mercado de capitais em que é possível realizar negociações dos tipos de investimentos de ações, que variam de acordo com diversos fatores desde política até oferta e demanda de um setor em que uma empresa é atuante. É preciso saber um pouco sobre ela antes de decidir investir, pois aqui, nesses tipos de investimentos, você pode acabar perdendo dinheiro com a valorização ou desvalorização de ações que muitas vezes acontecem diariamente.

Como investir no mercado de capitais?

Qualquer pessoa pode investir no mercado de capitais e nos seus diversos tipos de investimentos. Atualmente, com o mundo online, é possível ter um investimento de renda fixa através dos bancos online como o Inter que possuem tipos de investimentos para todos os gostos desde os mais conservadores aos mais arriscados ou se você deseja investir em ações você pode entrar em contatos com corretores responsáveis que podem administrar esses tipos de investimentos para você como a Rico ou EasyInvest. Fazendo uma simples pesquisa no google ou na PlayStore/App Store do seu celular você pode encontrar diversas corretoras.

Veja também:

É hora de investir em FIIS? Análises no Fuds

É hora de investir nas ações TAEE11? Confira

Informações valiosas sobre as ações BIDI3 

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.