Nubank alerta sobre tentativa de golpe nas redes sociais com uso de sua marca

Nubank Golpe

O Nubank anunciou nessa quinta-feira (6) várias denúncias de clientes e não clientes sobre golpes nas redes sociais com uso indevido de sua marca. Os anúncios falsos são de diversos produtos, como solicitação de dados do cartão de crédito e demais informações pessoais, como e-mail e senhas dos usuários.

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De acordo com o banco digital, diversas pessoas relataram problemas parecidos, o que ligou um alerta na empresa. Com isso, o Nubank emitiu uma nota oficial esclarecendo o ocorrido e publicou diversos posts no Twitter para alertar os usuários sobre este possível golpe.

Alguns sites como Seu Crédito Digital e Canaltech relataram diversos episódios que clientes foram lesados e perderam valores acima dos R$ 2.000. O Konta Azul também conferiu alguns relatos, principalmente o de uma cliente que perdeu mais de R$ 100 mil em uma transação financeira.

Em nota, o Nubank explicou sobre algumas dessas situações e enviou recomendações que devem ser seguidas pelos usuários. Confira:

Este é mais um caso de phishing, uma técnica de engenharia social com o objetivo de aplicar golpes a partir da obtenção de dados de clientes e internautas. Esse tipo de atividade é crime e o Nubank sempre irá colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse. Além disso, deixamos claro que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail ou qualquer outro site que não seja o do Nubank ou nosso aplicativo. Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, e-mail ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. No caso de e-mails maliciosos, é importante também reportar a ação fraudulenta como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.

Seguem alguns links com o passo a passo deste processo (que pode variar de acordo com o provedor):

Outlook/Hotmail (Microsoft): https://support.office.com/pt-br/article/Lidar-com-abuse-phishing-ou-falsifica%C3%A7%C3%A3o-no-Outlook-com-0d882ea5-eedc-4bed-aebc-079ffa1105a3

Gmail (Google): https://support.google.com/mail/answer/8253?hl=pt-BR

iCloud (Apple): Encaminhar o e-mail para abuse@icloud.com

Yahoo: https://safety.yahoo.com/BR/Security/I-THINK-IVE-BEEN-FISHED-BR.html

UOL: 4003-2002 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 771 7774 (Demais localidades)

IG: https://ig.movidesk.com/kb/pt-br/article/9049/suporte-canais-de-atendimento

No twitter, o Nubank divulgou uma thread explicando o assunto: