O avanço do marketing na transformação digital

Transformação digital
(Foto: Reprodução)

Profissionais de muitos segmentos de mercado têm concentrado suas energias em descobrir e organizar conceitos de transformação digital que podem ser aplicados para alavancar mudanças que realmente trazem valor às marcas e empresas. E não é para menos, já que a assunto tem permeado o mundo corporativo de maneira frenética. Mas quem teria propriedade para estimular e introduzir uma forte musculatura às corporações e sua linha de oferta de produtos explorando os mais variados recursos da transformação digital?


Saiba mais

Queda da Selic favorece investimento em imóveis

Certamente, um “squad bem montado”, com profissionais de várias áreas, aponta na direção para a conquista de resultados consistentes, que possam ser replicados em todo o ecossistema corporativo. E para conduzir esse movimento digital, o marketing tem a chance de se tornar protagonista ao estabelecer um norte e auxiliar as equipes a atingir o êxito nos projetos estruturados.


A tarefa, no entanto, não é nada fácil. Passada a fase de convencimento de que a transformação digital está cada dia mais madura, ocupando lugar de destaque por onde é implementada, e com papel definido ao garantir os benefícios de sua adoção, é hora de mostrar de fato o que a transformação digital faz para o negócio decolar. E é aqui que os movimentos Go to Marketing, Branding, Awareness, Lead Generation, Engagement and Loyalties, entre outras práticas fundamentais para a aceleração e competitividade dos negócios, ganham visibilidade, porém com uma transformação nada sutil no processo e na forma de execução e gestão, ou seja, com data driven na veia, testes rápidos, revisão veloz de produtos e serviços com base em feedbacks de usuários e consumidores.

Nas corporações, vemos um avanço cada vez mais crescente de metodologias ágeis aplicadas além do mundo da TI. E o Agile Marketing (ou marketing ágil) é um exemplo desse movimento. Utilizadas no contexto do gerenciamento do marketing e da comunicação, as soluções aportam maior velocidade e flexibilidade nas atividades ao incluir a gestão visível, proposta pelas já conhecidas práticas de Kanban (sistema de gestão visual para controle de tarefas e fluxos de trabalho). Trata-se de um método especialmente usado em ações onde a produção e a gestão de conteúdo são fundamentais (como o inbound, identidade digital, gerenciamento de ativos digitais, entre outras).

Com essas iniciativas encaminhadas, o próximo passo é realizar um mapeamento e entendimento das reais necessidades e expectativas do consumidor/audiência target e, considerando as mudanças constantes que ocorrem por inúmeros eventos externos, é possível traçar ações de comunicação que melhor se assemelham aos objetivos e KPIs (indicadores-chave de desempenho) desejados, porém com alto nível de empatia, acelerando resultados positivos por meio de ciclos de iteração.

O grande diferencial do marketing ágil é colocar o cliente no centro da estratégia e separá-la em etapas mais compactas (sprints), onde todo o contexto é gerido de forma mais rápida a cada nova sprint e, assim, aportar valor ao consumidor.
Promover a transformação digital é essencial para as organizações, que precisam se reinventar e abrir novas frentes de mercado. Algumas companhias já avançaram nessa direção e estão mais adiantadas nessa jornada. Outras ainda buscam uma rota para entrar na era digital.

O movimento digital se tornou uma necessidade para a sobrevivência das empresas em um mercado volátil, que tem a inovação como porta de entrada. A transformação dos negócios é inevitável e para que ocorra a melhor opção é adaptar-se e criar meios para essa evolução.

Ao profissional de marketing cabe absorver toda essa revolução digital e amplificar a geração de valor para o negócio das corporações, de olho nas tecnologias existentes e, também, na gestão de canais e plataformas digitais.

Há ainda aspectos que desafiam os executivos de grandes empresas a entender o movimento rápido da economia digital e como se informar e se adequar para levar aos seus clientes as melhores ferramentas para uma conexão com o mundo digital.

Segundo o estudo IDC FutureScape, em 2020, 60% de todas as empresas terão articulado completamente sua estratégia de plataforma digital. Assim, estruturar a transformação digital é manter-se vivo e ao alcance das melhores práticas de marketing para sobreviver e restaurar a permanência nos negócios.

Para que todo esse ecossistema ganhe musculatura, é preciso que liderança e liderados acompanhem o ritmo acelerado das tecnologias digitais, considerando as reais expectativas de consumo. Também é essencial atentar-se aos novos modelos de negócios, que se transformam constantemente. Além desses fatores, imprimir agilidade, flexibilidade, capacidade de empreender e de inovar será cada vez mais necessário para jogar o jogo dos negócios e estarem todos conectados nessa dinâmica e incessante transformação digital.

Se a espinha dorsal do processo de transformação é “ter o cliente no centro”, o marketing deveria ser a célula-tronco, capaz de se adaptar a todo o contexto e agir como um replicador de conhecimento dentro das estruturas e unidades de negócios.

Nesse cenário atual, é fundamental abrir para a reflexão. Podemos destacar alguns pontos de destaque: líderes mundiais e inovadores são uma boa referência (Jeff Bezos, Elon Musk, Bill Gates, Steve Jobs, entre outros). Já os modelos tradicionais nos deram embasamento, mas não trazem mais a mudança que precisamos. Procure entender e absorver o que de fato é esse “novo modelo” e como se atualizar para atender a realidade atual dos negócios. O que nos trouxe até aqui não nos levará até a próxima onda da transformação digital, que requer entendimento e execução prática. Abrace essa causa.

Por fim, vai um questionamento: você está preparado? Se sua resposta for um sonoro não, um bom caminho é começar por uma atualização de primeira linha o mais rápido possível para entrar de vez nessa nave chamada transformação digital.

(*) Wagner Kojo é Head de Digital e Inovação na Stefanini e coordenador da 3ª turma do Programa ‘Liderando a transformação digital e a inovação’, em parceria com a INSEAD, que será realizado de 28 de março a 4 de abril de 2020, no campus de Fontainebleau, na França.



Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.