O melhor empréstimo para Servidor Público

empréstimo para Servidor Público

Certamente o empréstimo para servidor público é um dos melhores tipos de créditos concedidos aos interessados, no entanto, muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da contratação desses itens. 

Abaixo falaremos um pouco mais sobre esse tipo de empréstimo e como fazer para solicitar os mesmos! 

Banco Central confirma nova redução da taxa Selic para 5%

Empréstimo para servidor Público Municipal 

Sobre o empréstimo para servidor público é preciso saber que o mesmo contempla os funcionários municipais, estaduais e até mesmo federais, além do mais, os militares das Forças Armadas realmente conseguem também pedir o empréstimo. 

Sendo assim, os interessados podem solicitar e buscar o empréstimo diretamente em um banco ou financeira que realmente tenha um convenio diretamente com o órgão que o servidor trabalha. 

A pessoa precisa saber que o empréstimo em geral é descontado diretamente em folha, sendo que abaixo falaremos um pouco mais sobre esse tipo de empréstimo. 

Empréstimo consignado para Servidor Público Estadual                                         

Certamente o empréstimo para servidor público estadual acaba por trazer e conceder uma série de grandes vantagens aos que precisam de dinheiro urgentemente, sendo que essas pessoas não podem abrir mão de boas condições e de realmente ter acesso a essa modalidade de crédito que é tão segura. 

Os servidores podem ter acesso ao crédito justamente através do empréstimo consignado, sendo que entre os contemplados estão os Servidores Federais (SIAPE), Servidores Públicos Estaduais e Servidores Públicos Municipais.

Claramente esta modalidade de crédito em geral tem sido a melhor opção de muitas pessoas justamente porque apresenta diversas vantagens em relação a este tipo de crédito, sendo assim, entre as vantagens podemos citar as seguintes: 

  • Juros bem mais baixos do que o normal;
  • Parcelas que são fixas e sem alteração alguma nesse valor;
  • Crédito liberado completamente sem burocracia não necessita nem de avalista nem mesmo de fiador;
  • Crédito pode ser liberado para servidores negativados sem consultas ao SPC ou até mesmo ao Serasa;
  • Prazo de pagamento estendido; 

Entenda quais são as condições para que os empréstimos sejam liberados 

Certamente para conseguir empréstimo para servidor público, a pessoa precisa ter em mente que existem algumas regras bem especificas, sendo que as mesmas são claramente definidas por lei, atualmente a lei que rege é a de nº 10.820/2003. 

Sendo assim, os servidores devem saber que o empréstimo consignado para servidores pode ser regido tanto por lei quanto por decretos sendo que os mesmos estão no âmbito estadual. Desta maneira, é preciso destacar ainda que o Governo dos Estados realmente pode definir quais são as regras para essas contratações, justamente em função das folhas de pagamento.

Desta forma, é bom destacar ainda que as condições gerais do empréstimo consignado realmente são as seguintes: 

  • Desconto deve acontecer diretamente na folha de pagamento;
  • O valor é descontado antes do cliente receber seu pagamento;

Ao cair o desconto diretamente no valor mensal da conta bancária então as cobranças de taxas de juros são bem menores, sendo que isso acaba por reduzir por completo o risco dessa operação financeira.  

Na verdade, sobre as taxas de juros é válido destacar que essa frequentemente é uma prática muito comum adotada pelo mercado, sendo que isso acontece justamente para que haja um acesso a essa linha de crédito. 

Sabidamente em relação a taxa de juros mensal do próprio empréstimo consignado é preciso saber que a mesma pode ser até 10x mais baixa do que as demais modalidades, como sempre o maior motivo disso é porque o desconto é direto em folha garantindo o pagamento sem riscos ao banco. 

Em geral a taxa de juros do empréstimo para servidor público gira em torno de 2,05% ao mês, ademais, é preciso saber ainda que as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET), realmente podem variar conforme o banco ou financeira utilizada. 

Veja qual é a Margem consignável do Servidor Público Estadual

Na verdade, os Servidores Públicos Estaduais ao solicitar empréstimos podem então conforme a lei comprometer um total de até 35% de sua renda mensal com o crédito consignado, sendo assim, essa porcentagem é dividida da seguinte forma: 

  • 30% Liberada para empréstimos; 
  • 5% sendo liberado diretamente para o cartão de crédito consignado;

Na realidade, isso quer dizer nada mais nada menos que os Servidores realmente podem ter mais de um contrato ao mesmo tempo, sendo que os mesmos ainda podem fazer uso de cartão de crédito e empréstimo ao mesmo tempo. 

O empréstimo para servidor público somente é concedido com prazos acima de 12 meses, sendo assim é importante que a pessoa compreenda que essa é uma dívida de longo prazo. O prazo máximo de pagamento do empréstimo é de até 96 meses conforme a lei Estadual, além do mais, o servidor pode contratar um empréstimo desde que tenha idade de 21 a 80 anos de idade! 

Empréstimo para servidor Público negativado                              

Certamente muitos desejam solicitar um Empréstimo para Servidor Público, no entanto, algumas pessoas estão com restrições em seu nome, sendo assim, isso claramente é capaz de dificultar ainda mais o acesso ao crédito, sendo que esse crédito pode ser financiamento, cartão de crédito ou até mesmo financiamento. 

Porém, de certa forma o servidor público Estadual que está nesta situação ainda pode contar com o empréstimo consignado, sendo que o mesmo costuma ser uma solução mais barata e segura para limpar o próprio nome. 

Certamente um funcionário público pode ter acesso a empréstimos mesmo estando negativado, no entanto, certamente alguns valores podem mudar, lembrando que quanto mais uma pessoa está endividada menores são as chances de a mesma conseguir acesso aos créditos. 

Sendo assim, as opções que acabam sobrando para empréstimo para servidor público negativado são aquelas com taxas de juros muito altas, entre as mesmas o cheque especial que possui uma das taxas mais caras dentro desse mercado. 

Atualmente é importante destacar que de fato as instituições financeiras realmente estão criando diversas linhas de crédito que servirão para atender as necessidades de seus clientes, não importando se os mesmos são negativados, entre os funcionários públicos é preciso ressaltar que os mesmos podem ter várias vantagens no momento da solicitação desse dinheiro.

Se a pessoa está com restrições em seu CPF, o que acontece é que as taxas certamente serão diferentes para liberação de um empréstimo, sendo que claramente não são todos os tipos de créditos autorizados, mesmo sendo o cliente um Servidor Público. 

Um bom exemplo de empréstimo para os servidores é o consignado, sendo que apesar disso, esse mesmo pode ser negado pela instituição bancária, isso porque são avaliados os problemas financeiros do mesmo e porque todos que possuem restrições geralmente acabam tendo maiores problemas com isso.