O que é Ação Nominativa? Quais são os tipos dessa Ação

Ação Nominativa

Quem um dia nunca teve curiosidade sobre mercado financeiro? Sem sombra de dúvidas algum dia você já pesquisou sobre algum assunto relacionado a termos como bolsa de valores. No meio financeiro de investimento temos diversos tipos de ativos disponíveis para negociação, cada qual com suas particularidades, características e regulamentação. 

Veja também:

Qual a diferença entre ACE e ACC?

O que é capital social?

O que é Alvará de Funcionamento?

Se você decidir iniciar no mundo dos investimentos, vai precisar estudar alguns conceitos como por exemplos os tipos de ações que estão disponíveis para negociação, e analisar qual pode proporcionar maiores benefícios para você, tendo em visto o seu perfil como investidor. A ação nominativa  por exemplo é o tipo de ação que possui como principal característica a exigência de registro do nome do proprietário, pela empresa que gera a cota. 

Para que você possa começar essa caminhada, deixamos neste artigo algumas informações que podem te ajudar nesse mundo dos investimentos ou até mesmo saber um pouco mais sobre o assunto.

O que é Ação Nominativa?

A ação nominativa é facilmente identificada em meio aos outros tipo de ações disponíveis para investimento no mercado. Isso é possível devido à ação nominativa  possuir como principal característica a exigência de registro do nome do proprietário, e a vanda necessita ser registrada  pela empresa que gera a cota. Como o próprio nome da ação já sugere, as ações dessa natureza possibilitam a identificação nominalmente do seu respectivo dono, o que não ocorre nas ações do tipo escriturais. 

Para que serve a Ação Nominativa?

A ação nominativa serve para que você tenho o ativo registrado e expresso através de cautela ou certificado emitido pela empresa. Todo esse processo é colocado no livro de registro de ações nominativas que pertencem a empresa. 

Como funciona a Ação Nominativa?

Toda ação do tipo nominativa recebe cautela ou certificado que identifica o nome do acionista. A transparência desta ação é feita por meio da entrega do certificado ou cautela e a averbação do termo que passa a constar no livro de registro de ações nominativas da empresa

Quais são os tipos de Ação Nominativa?

Quando refere-se a ação nominativa, você pode acabar encontrando uma derivada conhecida como Ações nominativas endossáveis, onde apenas o primeiro acionista é identificado. As demais transferências se dão através do endosso do título. 

Qual a diferença entre ações escriturais e ações nominativas?

A diferença entre ações escriturais e ações nominativas pode chegar a ser muito relativa é relativa. è preciso lembrar que não necessariamente uma é oposta da outra. A ação nominativa é representado por meio de cautela ou certificado, existe identificação do dono no livro de registro de ações nominativas da empresa já em ações escriturais, não existe a necessidade de expressar em cautela ou certificado e não existe uma movimentação física de documentação, e os valores são creditados ou não debitados direto na conta dos acionistas. 

Quem realiza a escrituração das ações?

Agora você já tem ciência de alguns tipos de ação existentes no mercado. Agora chegou o momento de saber quem de fato realiza a escrituração das ações. O processo de escrituração das ações é realizada por instituições contratadas pelas companhias para garantir o registro eletrônico de suas ações escriturais. Esse tipo instituições são comumente chamadas de escrituradores, e precisam de autorização direta da CVM para atuar com essas atividade.

Ação ordinária Nominativa

A ação preferencial faz referência a preferência no pagamento de dividendo e no reembolso de capital em casa de liquidação da empresa, já as do tipo ordinária retrata um parcel de capital de uma empresa, e oferece benefícios como o voto em assembleias de acionistas para todos os que a possuem. 

Veja também:

O que é Alvará de Funcionamento provisório?

O que é Balanço Patrimonial?

O‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌Alíquota?‌ ‌Como‌ ‌funciona