O que é e como funciona o Pix? Principais serviços oferecidos para os usuários

Pix

No artigo de hoje, você poderá conhecer um pouco mais sobre o Pix, uma da formas de se conseguir realizar pagamentos rápidos e com uma enorme facilidade. Veja como ele funciona e se surpreenda com as vantagens e as possibilidades que este serviço possui Confira e saiba mais:

Veja Também:

Como Solicitar o Cartão Banco Inter – Fácil Aprovação 

Cartões de crédito com limite minimo R$500,00

Vantagens do cartão de crédito caixa – Solicite agora

O que é Pix?

O Pix é uma das formas de pagamento mais rápida do Brasil. Por meio dessa plataforma, é possível que o cliente tenha a chance de pagar suas contas, realizar transferências e muito mais, em tempo real.

Serviços disponibilizados pelo Pix

Alguns dos serviços que o Pix disponibiliza e dá ao cliente a oportunidade de conseguir desfrutar com facilidade são:

  • Possibilidade de pagamento de contas via QR COde,de forma rápida, simples e segura;
  • Transferências;
  • GRU.

Com isso, você consegue resolver grande parte dos seus problemas sem precisar sair de casa e com uma facilidade imensa, através do app do seu Banco, pois a maioria deles já adotou esse novo serviço e já disponibilizam para seus clientes.

Objetivos do Pix

O Pix foi criado, a fim de trazer maior facilidade para a vida dos clientes, mas não só por isso, pois o mesmo, pretende fazer com que o cliente tenha poder de escolha,no momento em que desejam realizar suas transações. Além disso, o Pix ajuda o cliente a economizar mais, já que os custos para que determinadas transações sejam realizadas são diminuídos.

Benefícios:

Usuários:

  • Maior facilidade na hora de realizar o pagamento de contas, além de ter a chance de conseguir obter maior agilidade, já que você não terá a necessidade de ficar em pé em filas de casas lotéricas o outros para realizar seus pagamentos;
  • Possibilidade de realização de transferências com custo menor;
  • Entre outros.

Recebedores de pagamento

  • As operações conseguem ser realizadas com maior facilidade e rapidez;
  • Custos menores;
  • O dinheiro cai em sua conta em tempo real;
  • E outros.

Setor financeiro

  • Otimização dos serviços;
  • Chama a atenção de mais clientes, pela facilidade e rapidez dos serviços;
  • Entre outros.

Cadastro da Chave Pix dos usuários?

Para começar a desfrutar desse recurso, será necessário que você crie a sua Chave Pix. Com isso, acesse o app do seu banco e comece o cadastro informando todos os dado solicitados, dentre eles: email, CPF, telefone e outros. O cadastro tanto deve ser feito por quem irá realizar transações, como por quem vai receber.

O que é pagamento instantâneo (PIX)?

Um PIX, ou pagamento instantâneo, é um novo recurso que surgiu nos apps dos bancos, para que as transações realizadas pelos clientes pudessem se tornar ainda mais fáceis e rápida de serem feitas e além disso, com menores custos.

Como funcionam os pagamentos instantâneos?

Os pagamentos são feitos de forma prática pela internet, e com isso, dentro de 20 segundos você já tem realizado a sua transação com sucesso. Basta informar o dados solicitados e pronto. Feito isso, o recebedor também consegue receber o dinheiro instantaneamente, sendo um processo bastante rápido.

Quem está envolvido nesse sistema?

Os envolvidos principais do sistema, e mais vistos, são o pagador e o recebedor. Porém, ainda podemos encontrar o participante direto e o indireto, que são os bancos e fintechs, respectivamente e além disso, a BACEN, e os provedores do serviço também participam.

Qual é o valor da taxa para o PIX nas transações?

O valor da taxa chega a surpreender, por ser tão baixo. Logo, ao realizar 10 transações é possível que você pague um valor de R$ 0,01.

Como fazer transações com o PIX com QR Code?

As transações via QR Code com o Pix poderão ser realizadas de duas formas diferentes. Sendo eles o QR Code estático e o dinâmico. Na primeira opção, o mesmo poderá ser utilizado para transações, como também, para a realização de vendas. Já no caso do QR Code dinâmico, são realizados pagamentos de contas.

Vantagens do Pix:

Confira a seguir, algumas das vantagens que o Pagamento Instantâneo é capaz de lhe oferecer.

Disponibilidade

Uma das maiores vantagens é a disponibilidade desse serviço, já que será possível realizar transações 24 horas por dia, em qualquer dia da semana.

Rapidez

A rapidez é mais uma das vantagens e além do processo realizado ser rápido, a rapidez e ainda maior para que o dinheiro caia na conta do recebedor.

Ambiente aberto

Ajudará você com o seu negócio.

Segurança

É um serviço totalmente seguro e confiável.

Multiplicidade de uso

Você poderá utilizar valores diversos e desfrutar de vários tipos de transações.

Conveniência

Ajudará tanto o cliente com o lojista.

Coleta de dados

Os dados serão coletados de forma ainda mais efetivas.

Tipos de transferências

Confira a seguir cada uma delas:

Transações P2P

Esse é o tipo de transações entre pessoas físicas.

Transações P2B

Já nesse caso, as transferências são entre pessoa física e pessoa jurídica.

Transações B2B

Essa é a transferência entre pessoas jurídicas.

Transações P2G e B2G

Esse tipo de transferência é realizada no caso de envolver algum tipo de órgão. Sendo assim, tanto poderá ser feita entre pessoa física e o órgão (P2G) e pessoa jurídica e órgão (B2G).

Transações G2P e G2B

Já nesse caso, se encaixam pagamentos de benefícios sociais e salários feitos pelo governo para uma pessoa física (G2P). Também se encaixam o pagamentos feitos pelo governo para uma empresa (G2B).

O que o Pix poderá causar a outros serviços?

O pix poderá fazer com que os cliente esquecem as TEDs e as DOCs, as transferências mais comum desde sempre. Isso porque, além de ser um serviço rápido, o Pix ainda possui ótimas taxas de juros, ao contrário das anteriores, que possuem taxas mai elevadas.

Outras soluções de pagamento de contas poderão desaparecer?

Sim.Boletos, carnês, e outros tipos de meios de pagamento poderão desaparecer ou ficarem esquecidos pela maioria da pessoas graças ao Pix. Isso porque, o cliente terá ainda mais facilidade em resolver seus problemas e pagar suas contas, de forma simples, rápida e sem custos altos.

O Pix já dominou o mundo!

Não é só no Brasil que o Pix foi adotado, muitos outros países também adotaram esse recurso e assim, têm feito a vida de muitos clientes ainda mais fáceis. Então, você não pode ficar de fora dessa e deve se cadastrar já no Pix para iniciar o pagamento de suas contas com facilidade.

Fórum dos pagamentos instantâneos

Por meio desse fórum ,o banco Central e outras instituições bancárias e financeiras, têm a chance de manterem contato e informarem mais sobre o serviço, para que o banco Central saiba que o serviço realmente está ajudando o s bancos ou piorando a situação.

Saiba Mais:

Como fazer um cartão Nubank com nome sujo

Como ter um cartão de crédito mesmo negativado SPC e Serasa

Empréstimo para negativado Paraná Banco