O que é CDI – O que é rendimento CDI?

O que é CDI

Atualmente existem uma grande variedade de investimentos para atender a uma grande variedade de perfis de investidores. O CDI é um deles e faz parte dos investimentos de renda fixa, sendo mais adequado para aqueles investidores que não gostam de arriscar seu dinheiro. Para você que está começando agora, neste artigo vamos te ensinar o que é CDI e como calculá-lo. 

Veja também:

O que é RDC?

Ações HAPV3 Hapvida

Que tipo de investimento rende mais?

O que é CDI?

CDI é uma sigla que corresponde a Certificado de Depósito Interbancário e ele é um tipo de investimento de renda fixa, sendo mais adequado para quem está começando agora no mundo dos investimentos e não quer arriscar o seu dinheiro. Ele também é uma ótima alternativa de dar rentabilidade aquela reserva de emergência que está a muito tempo parada na poupança.

Como funciona o CDI?

O CDI, como o próprio nome diz, Certificado de Depósito Interbancário, são uma forma de emprestar dinheiro aos bancos para num prazo de devolução de 24 horas. Essas taxas por transações, acabam regulamentando os fundos e mercado de renda fixa. A maioria desses investimentos que funcionam como empréstimos na prática servem para que os bancos terminem com o caixa em saldo positivo. Mesmo sendo da modalidade de renda fixa e segura, seu diferencial é que ele é de curto prazo já que é diário e acontece a noite após o fechamento dos caixas sendo restrito para algumas instituições financeiras.

Quanto é CDI hoje?

O CDI como já explicamos, tem liquidez diária por emprestar dinheiro aos bancos no fechamento de seus caixas. Por isso o valor que dissermos agora pode não estar atualizado. Você pode conferir o CDI a qualquer momento no site da B3, que é a Bolsa de valores Brasileira. O CDI no dia 21/05 estava de 2.90%.

Para que Serve o CDI?

O CDI é um tipo de título que acaba sendo super importante para o equilíbrio do mercado financeiro, pois permite que as instituições bancárias após fecharem o balanço diário, capitalizam posteriormente títulos caso não consigam fechar esse saldo positivamente.

Quanto é 100 do CDI?

100% do CDI é um termo muito escutado para quem quer começar a fazer investimentos de renda fixa. Quando dizem que um investimento rende 100% do CDI, é porque sua taxa de rentabilidade/capitalização corresponde a exatamente esse valor. A maioria dos investimentos hoje em dia como por exemplo a conta corrente do Nubank já rende 100% do CDI e é um importante parâmetro para decidirmos ou não aplicar o dinheiro por lá.

Como Calcular o CDI

O CDI é variável e por isso é muito difícil calculá-lo. Como já vimos ao longo deste artigo, o CDI é um investimento por parte de instituições ou empresas e que tem liquidez diária. Assim, a B3 acaba mostrando os valores do CDI dessa forma, mas é possível fazer uma média estimada pegando todos os valores mensais de um período anterior. 

Taxa DI

A taxa DI é uma média dos CDI’s do período. Como ele tem liquidez diária, é preciso convertê-lo para o padrão mensal ou até anual se quisermos efetivamente compará-lo a outros tipos de investimentos. No site da B3, temos acesso aos seus valores diários do dia anterior, já que o CDI é negociado a noite após o fechamento dos balancetes dos bancos. Atualmente existem até sites online com calculadores especializadas que podem fazer o cálculo da taxa DI de acordo com o período.

É Possível Investir no CDI?

Não é possível investir diretamente no CDI, já que quem participa nessas negociações são empresas que visam ajudar os bancos a cumprir as suas obrigações com o Banco Central, de terminar o dia com seu fluxo de caixa positivo. Mas, esse índice interfere diretamente na rentabilidade de alguns tipos de investimentos de pessoa física como é o caso do CDB, LCI, LCA, debêntures etc.

O que é rendimento CDI?

O CDI é um tipo de rendimento gerado pela capitalização de títulos bancários para que eles cumpram a exigência do banco Central de terminar o seu saldo positivo diariamente. Por isso, esses títulos são negociados a noite no contra-fluxo da bolsa e após o fechamento dos caixas. Esse índice interfere diretamente na rentabilidade dos investimentos de pessoas físicas e tem liquidez diária.

Quanto rende o CDI Nubank?

A conta Nubank vem na modalidade de CDB que é a versão do CDI para pessoa física. A conta digital do roxinho promete render para seus clientes 100% do CDI, que normalmente é bem mais vantajoso que a poupança. E como ele tem liquidez diária, você pode deixar o valor na sua conta corrente, movimentá-lo e mesmo assim não terá grandes impactos no investimento como um todo diferentemente dos investimentos normais que acabam precisando ficar presos num fundo e você só pode retirá-lo depois do tempo acordado em contrato.

Qual rende mais CDI ou poupança?

Atualmente, a poupança não pode nem ser considerada sob a ótica do investimento e garantindo uma rentabilidade ínfima. Para qualquer investimento superar a poupança, basta apenas ele garantir uma rentabilidade de 70% do CDI.

O que significa 80% do CDI?

80% do CDI é um termo muito escutado para quem quer começar a fazer investimentos de renda fixa. Quando dizem que um investimento rende 80% do CDI, é porque sua taxa de rentabilidade/capitalização corresponde a exatamente esse valor. Esse tipo de cálculo é feito como um comparativo entre investimentos e assim o investidor poder tomar uma decisão consciente sobre qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil e qual a rentabilidade esperada por ele.

Veja também:

Como funciona a letra de câmbio?

É hora de investir em IVVB11? Análise

É hora de investir em FIIS? Análises no Fuds

Cartão Kontaazul

Convite Konta Azul

Sem consulta ao SPC e Serasa, Deixe o seu e-mail.