Original inicia operação do PIX de olho nos empreendedores

Banco Original

De acordo com o cronograma divulgado pelo Banco Central do Brasil, o novo sistema de pagamentos instantâneos teve início ontem, dia 16 de novembro. O Original, primeiro banco a realizar abertura de conta corrente online 100% digital ou pelo celular, vem se preparando desde agosto para que seus clientes tenham uma boa experiência e já disponibiliza a solução para realização de transações.

Saiba mais

Com 1 milhão de chaves já cadastradas, o Original encontra-se com a sua plataforma totalmente preparada para a operação do novo sistema, que já está disponível para transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governos de maneira muito mais simples e barata, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mesmo com o início do sistema de pagamentos instantâneos, os clientes ainda poderão realizar o cadastro de chaves. Para isso, o consumidor deve informar um número de celular, e-mail ou CPF e a instituição bancária na qual receberá as transferências realizadas via PIX. No Original, os clientes podem realizar esse cadastramento de forma muito simples e por meio do aplicativo.

A instituição agregou ao PIX o uso das tecnologias de inteligência artificial e biometria facial para auxiliar os clientes no processo de entendimento da nova ferramenta e na buscar de segurança na realização das transações financeiras.

“O Original trabalhou intensamente e trouxe diversas inovações ao longo do pré-cadastro e cadastro de chaves dos nossos clientes no PIX. Estamos vivendo um momento ímpar no mercado financeiro e que promete ser a maior revolução nos meios de pagamentos do país. Iremos continuar trabalhando para que a adesão do sistema de pagamentos instantâneos continue a crescer”, afirma Raul Moreira, diretor Executivo de Tecnologia, Produtos e Open Banking do Banco Original.

Além disso, para os micro empreendedores, o banco passou a oferecer isenção de tarifa nas transações de recebimento via PIX. Isso permitirá que o cliente empreendedor que exerce atividades comerciais possa escolher o Banco Original como domicílio das suas vendas via PIX de forma totalmente gratuita. “Acreditamos que as atividades comerciais do dia-a-dia do cliente MEI e dos profissionais liberais será facilitada de forma significativa com o PIX. Por isso queremos apoiar os milhões de brasileiros que se encontram nessas categorias”, complementa Moreira.

O Original criou ainda um hub de conteúdo sobre o PIX com o intuito de trazer informações relevantes sobre o sistema de pagamentos instantâneos e suas etapas. Com isso, o banco recebeu ainda por volta de 200 mil consumidores manifestando a intenção de abertura de conta. Os canais de atendimento por meio de inteligência artificial do banco também foram treinados para responder sobre o tema e realizaram contato com os quase 4 milhões de clientes da instituição.